Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
O Bahia patinou nas últimas rodadas, perdeu oportunidades para entrar e se firmar no G-6. Com os resultados recentes, o Esquadrão agora faz as contas tentar alcançar uma vaga na Copa Libertadores da América nas últimas dez rodadas.
Nono colocado e com 41 pontos, quatro a menos do que o sexto colocado, o Bahia precisará de um aproveitamento de G-4 para conquistar um lugar entre os seis melhores da Série A.
Segundo o atacante Élber, o clube trabalha com a hipótese de conseguir um lugar no G-6 com uma pontuação mínima entre 60 a 63 pontos.
“A gente tem que fazer o maior número de pontos possível. Ir jogo a jogo. Não adianta pensar lá no final do campeonato. Tem mais dez jogos para serem disputados, tem que entrar em cada um como se fosse uma final, procurando vencer todos os jogos. Mas acho que uns 60 pontos, 63, é uma pontuação bacana, não para o G-4, mas acho que até o G-6 essa pontuação nos coloca numa briga lá”, comentou o jogador, em entrevista coletiva no Fazendão.
Como chegar aos 60 pontos?
A pontuação desejada pelo Bahia vai de encontro aos cálculos especializados sobre o assunto. Segundo matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a marca de 60 pontos dá quase 94% de chance de vaga na Libertadores.
Sendo assim, restando apenas dez rodadas, o Esquadrão precisaria com 63% de aproveitamento para conquistar o número mínimo de 19 pontos.
No primeiro turno, a equipe tricolor conquistou 17 pontos na mesma sequência de jogos – com mandos de campo invertidos.
Além de ganhar, o Tricolor de Aço também vai precisar contar com tropeços de times como Grêmio, Corinthians e Internacional para conquistar um lugar no G-6.
Há também a possibilidade de mais uma vaga ser aberta. Em caso de título do Flamengo na Copa Libertadores, contra o River Plate, o sétimo colocado também conquistaria um lugar na próxima edição do torneio continental.
Para somar a pontuação necessária para ter chances de brigar pelo G-6 no fim do campeonato, o Bahia precisa, urgentemente, voltar a pontuar com frequência. Nas nove primeiras rodadas do segundo turno, foram apenas dez pontos ganhos.
Próximos jogos do Bahia:
Santos x Bahia – 31/10, às 19h15 (Vila Belmiro)
Cruzeiro x Bahia – 03/11, às 19h (Mineirão)
Bahia x Chapecoense – 06/11, às 21h30 (Fonte Nova)
Siga o @ecbahiapontocom no Instagram
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.