O Bahia começou a se preparar antecipadamente para estrear na Série B do Brasileirão. Apesar da vitória contra o Sergipe, a equipe foi desclassificada do Campeonato Baiano. Anteriormente, já havia sido eliminada da Copa do Nordeste, o que fez com que seus jogadores recebessem alguns dias de descanso.
O técnico Guto Ferreira deixou claro que o time irá aproveitar as duas semanas entre a eliminação nas competições e estreia na Série B do Campeonato Brasileiro para se preparar. O foco agora é a chegar à Série A.
Com isso, o Bahia passou a treinar em duas sessões. Segundo a escala oficial, esta é a nova programação semanal:
- Segunda-Feira: Dia De Descanso
- Terça-Feira: Treino Às 9h00 e 15h45
- Quarta-Feira: Treino Às 9h.
- Quinta-Feira: Treino Às 9h00 e 15h45
- Sexta-Feira: Treino Às 9h.
- Sábado: Treino 9h
- Domingo: Dia De Descanso
Essa rotina não é a única mudança do time, entretanto. Desde dezembro que a equipe baiana está contratando novos reforços e modificando sua composição. É notável que houve uma tentativa de contratar atletas com experiência na série B, apesar de buscar dar novas oportunidades a jovens jogadores.
Bahia contratou o lateral-esquerdo Luiz Henrique
Juninho Capixaba, que atuou pelo Bahia em 2021, não renovou seu empréstimo e foi devolvido ao Grêmio. Sem Capixaba, o Tricolor contava apenas com Matheus Bahia como titular inicial do time da casa. Inclusive, o lateral chegou a receber uma oferta de um clube belga. Aos 22 anos, Matheus Bahia chamou a atenção do Brugge.
Por causa disso, em dezembro, o time baiano apostou no reforço para a temporada 2022. Luiz Henrique, lateral-esquerdo, que representou o Londrina nos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro foi o primeiro divulgado.
O atleta está vinculado ao Juventus-SC e vem para o Bahia por meio de empréstimo. Ele também já foi emprestado ao Londrina nesta temporada, logo após conquistar o título da Série D com o Mirassol.
Luiz Henrique chamou a atenção por seu rendimento no Londrina. Seu alto desempenho no começo chegou a ser eclipsado pela queda de rendimento, em que ficou sem jogar por mais de um mês. No entanto, o lateral se recuperou e foi fundamental para evitar o rebaixamento do time na reta final da competição.
2º Contratado: Djalma Silva, ex-Operário-Pr
Após anunciar a chegada de Luiz Henrique, o Bahia não perdeu tempo e partiu pra o ataque. Com isso, contratou o lateral-esquerdo Djalma Silva, que atuou pelo Operário-PR na Série B em 2021.
Com 27 anos, esta é a primeira vez que o jogador assina com o Tricolor. Entretanto, ele já passou pelo Atlético Pernambucano, Confiança, Decisão, Afogados da Ingazeira, Nacional-PB, Olinda, Treze, URT e Vera Cruz.
No ano passado sua carreira foi marcada por 42 jogos, com 4 gols marcados e 5 assistências. O Operário-PR ficou 12º colocado na Segundona.
Bahia e volante Rezende chegaram a um acordo
O time baiano negociou a compra definitiva do volante Rezende com contrato até dezembro de 2023. O acordo possibilita ainda a prorrogação por uma temporada. Até o momento, o valor da transação não foi divulgado. Entretanto, foi confirmado que o pagamento será parcelado para ano que vem.
Suas passagens foram marcadas pelo Madureira, Portuguesa-RJ, Resende e Treze. Em 2020 ele foi contratado oficialmente pelo Azuriz-PR, sendo emprestado ao Goiás para 2021. Nele, se destacou com 2 gols em 22 partidas, sendo titular na grande maioria do campeonato.
Bahia contratou Jonathan, lateral-direito, para 2022
O 4º reforço do Bahia para a disputa da 2ª Divisão do Brasileirão é o lateral-direito Jonathan, que atuou pelo Botafogo em 2021. Através das redes sociais, a equipe baiana confirmou que o contrato irá até dezembro de 2022.
O lateral-direito, de 29 anos, disputou apenas três jogos na Série B pelo Botafogo, campeão da temporada. Mas essa não é a sua primeira participação em uma campanha de acesso a Série A. Ele também atuou pelo Ponte Preta em 2014 e pelo Atlético-GO em 2016 e 2019, quando as equipes retornaram à primeira divisão.
Henrique, zagueiro de 20 anos, foi contratado após disputar a Copinha pela Ponte Preta
Apostando em novas caras, a equipe baiana contratou o jovem zagueiro de 20 anos. Henrique, que atuou pela Ponte, assinou o contrato até o final de 2023 com o Bahia. Essa marca sua entrada na categoria principal dos times brasileiros.
Antes, o zagueiro havia atuado pela categoria de base do Botafogo-SP nas duas últimas temporadas.
Vitor Jacaré, atacante cearense, foi contratado até 2023
O Esquadrão anunciou, no dia 17/03, a contratação de Vitor Jacaré. O atacante permanecerá no time até dezembro de 2023. Este é o mais recente reforço do Tricolor nesta temporada Até o momento da sua contratação pelo time baiano, o atacante havia participado quatro jogos e seguia sem gols pelo Ceará.
Como ele ficou sem espaço no time Alvinegro, o Esquadrão aproveitou para realizar a contratação do atacante. Entretanto, com a eliminação do Campeonato Baiano, a estreia do jogador pelo Tricolor será no Campeonato Brasileiro Série B em abril.
Jacaré atuou pelo Ceará nos últimos 3 anos, tendo já sido comandado por Guto Ferreira em 2020. Anteriormente, esteve no Caucaia, Fortaleza e Icasa.
Com tantas mudanças, a expectativa é que o time baiano consiga se reerguer e alcançar uma boa posição na série B em 2022. O público está torcendo pelo acesso do time a Série A para a temporada de 2023.
Alguns torcedores estão, inclusive, a apostar nisso. Se você for um deles, visite o casasdeapostaslegais.com para encontrar opções seguras.
Vinícius foi contratado, mas repassado ao Goiás
O atleta foi contratado pelo Esquadrão, sem custos, por 2 anos. Entretanto, o rebaixamento para a 2ª Divisão fez com que a equipe baiana tivesse que repensar sua capacidade econômica. Com isso, o atacante foi repassado ao Goiás, que irá arcar com seu salário de forma integral.
Vinícius participou de 44 jogos pelo Náutico, com 13 gols, na última temporada. Além disso, também já atuou em grandes times como Palmeiras, Vitória, Ceará, Coritiba, Chapecoense. O atacante também teve uma breve carreira internacional, tendo jogado por times da Grécia e na Turquia.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.