Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Em julho, o EC Bahia tentará um feito inédito, chegar às semifinais da Copa do Brasil, mostrando, mais uma vez, que merece ser considerado um dos grandes do futebol brasileiro. Até agora, o mais longe que o time chegou nesta competição, criada em 1989 foi até às quartas de final.
E se você acredita que o “Tricolor de Aço” baiano pode superar o Grêmio, não deixe de baixar o Solverde App para fazer os seus palpites esportivas.
A primeira participação do Bahia na Copa do Brasil foi em 1898, quando chegou, justamente, nas quartas de final e foi eliminado, acredite ou não, pelo Grêmio, que acabou se tornando campeão daquele ano.
No ano seguinte, mais uma vez, o Bahia só foi eliminado pelo futuro campeão. Desta vez, o time foi eliminado pelo Flamengo, também nas quartas de final.
Em 1999, o Bahia saiu da competição ao perder para o Juventude nos pênaltis. Naquele ano, o Juventude levantou a taça.
Por fim, em 2012, o time foi eliminado mais uma vez pelo Grêmio nas quartas de final.
Títulos nacionais
Porém, se engana quem pensa que isso significa que o clube baiano nunca levantou um troféu nacional.
Ao olharmos o histórico do time no principal torneio de clubes do Brasil, o Campeonato Brasileiro, veremos que o time tem uma história memorável.
O primeiro título nacional do Bahia foi em 1959, quando o clube levantou a Taça Brasil, o principal torneio nacional daquela época.
Antigamente, a mobilidade dos jogadores não era tão fácil como hoje em dia, por isso, o principal torneio nacional, a Taça Brasil, era disputado em um formato que reunia os campeões estaduais conforme sua região.
Depois, os campeões regionais disputavam a fase final Dessa forma, depois de conquistar o título da região nordeste, o Bahia fez uma campanha memorável na segunda fase, quando eliminou o Sport (que, na época, disputava o torneio da região Norte), depois o temido Vasco da Gama, de Belini e companhia, na semifinal.
Na Final, o Bahia derrotou ninguém menos que o Santos Futebol Clube, considerado o maior time do planeta naquela época, reunindo craques como Manga, Zito, Pelé, Pepe e Coutinho.
Depois de algumas décadas, o Bahia voltou a sagrar-se campeão da competição de clubes mais importante do Brasil, ao vencer o Campeonato Brasileiro de 1988.
Depois de uma primeira fase surpreendente, o Bahia eliminou o Sport e o Fluminense antes de disputar a final contra o Internacional, que chegou com a banca de favorito, com craques como Taffarel, Carlos Winck e Edu, comandados por Abel Braga.
Porém, o elenco baiano, comandado pela dupla Charles e Bobô fez história ao vencer o primeiro jogo por 2×1 e segurar um empate sem gols no segundo jogo.
Portanto, como você pode ver, o Esporte Clube Bahia tem uma história gigante no cenário nacional.
Outros títulos
Além disso, com o título estadual deste ano, o clube chegou ao 50º título baiano, um número formidável. O segundo maior vencedor estadual, por exemplo, é o Vitória, que tem apenas 29 troféus estaduais.
Dentre tantos títulos podemos destacar que o Bahia também conquistou a Copa do Nordeste duas vezes e a Taça do Estado da Bahia três vezes.
Outra menção honrosa foi a campanha do clube na Libertadores da América de 1989, quando o time chegou às quartas de final, quando perdeu para o Internacional, depois de dois jogos equilibrados, que terminaram 0x0 e 1×0 (para os gaúchos).
Conclusão
Sem dúvidas o Esporte Clube Bahia é um clube que projeta a região Nordeste com orgulho e força, deixando seus torcedores orgulhosos de sua rica história.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.