é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Jovens do clube ganham espaço e aproveitam chances na Série A

Notícia
Brasileiro
Publicada em 8 de junho de 2023 às 09:23 por Victor de Freitas

ryan13
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Ryan vem ganhando chances consecutivas como titular, enquanto Gabriel Xavier é o reserva imediato da defesa. Os dois jogadores que eram do sub-20 tricolor vêm demonstrando valor e recebendo elogios por suas atuações na primeira Série A que disputam.

Revelados no interior paulista e contratados pelo Bahia em 2020, inicialmente para o sub-20, os defensores participaram da campanha finalista da Copa do Brasil da categoria em 2020 e desde então vêm alcançando voos mais altos dentro do clube.

Nos últimos anos, passaram pelo time sub-23, em 2021, e chegaram à equipe de cima.

No caso de Gabriel, de 22 anos, este já é seu segundo ano como profissional do Bahia, com atuações sólidas na Série B e acumulando 13 jogos na atual temporada – com quatro jogos no Brasileirão.

Ryan tem 21 anos e saiu da base no fim do ano passado, já se firmando no elenco profissional. São 18 partidas sob o comando de Renato Paiva, também quatro jogos na Série A.

Após a partida contra o Fortaleza, Renato Paiva fez elogios aos dois jovens.

Não gosto muito de individualizar, mas quero dar aqui a palavra ao Ryan e ao Gabriel (Xavier). Fizeram exibições cinco estrelas. Gabriel teve que entrar com o jogo correndo, o que é muito difícil”.

Apesar de afirmar ser um técnico que gosta de trabalhar com a base, Paiva, até o momento, não utiliza nenhum nome do atual time sub-20 tricolor, apesar de observa-los em treinamentos.

Tiago Gomes, André, Patrick Verhon e Everton são outros jovens atletas que eram da base tricolor antes da chegada do Grupo City e que fazem parte do elenco da Série A.

Jovens contratados pelo Grupo City em 2023

Dentre eles, o mais caro foi Jhoanner Chávez (R$ 18 milhões), que tem a mesma idade de Ryan, e mais tempo como profissional, mas ainda emplacou sequência de boas atuações.

Por outro lado, com 22 anos, Biel aparece como principal jogador da equipe tricolor, sendo vice-artilheiro da equipe e o líder em assistências.

Marcos Victor, de 21 anos, começou como titular e atualmente está lesionado, mas foi elogiado quando atuou.

Já os atletas que vieram diretamente de times do Grupo City, como Kayky (19 anos), Diego Rosa e Arthur Sales (ambos com 20 anos), ainda passam distante da titularidade.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes