Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Apresentado como técnico do Bahia no dia 11 de setembro, Mano Menezes completou um mês no comando da equipe tricolor. O início de trajetória do treinador do Esquadrão é marcado por sete partidas.
Ao assumir o Bahia em um momento complicado na classificação, Mano chegou ao clube com a missão de corrigir os erros que vinham sendo motivo para campanha medíocre no primeiro turno.
Com o objetivo inicial de acertar as falhas defensivas, o treinador também cita a necessidade de equilibrar o setor ofensivo para conseguir sofrer menos gols e ser efetivo no momento da finalização.
Em um mês de clube, Mano contabiliza:
- 7 jogos
- 5 derrotas
- 2 triunfos
- 9 gols sofridos
- 8 gols marcados
A média de gols sofridos, de fato, diminuiu e o Bahia deixou a incômoda posição de time com a defesa mais vazada do campeonato.
Porém, a melhora ainda é insuficiente tanto para a torcida, como também para o treinador, sobretudo pelo aproveitamento que ainda é ruim.
Mano vê o time com oscilação de rendimento a cada jogo, o que mantém o time perto da zona de rebaixamento. Desde que Mano chegou ao clube, ainda não conseguiu passar dois jogos sem perder.
Nas duas vezes em que saiu de campo com o triunfo, sobre Botafogo e Vasco, o time perdeu logo na rodada seguinte e deixou escapar a chance de se distanciar do Z-4.
“Pelo menos já voltamos a vencer, ainda estamos oscilando um pouco em termos de rendimento. Acho que hoje fizemos um jogo abaixo. E aí, em função disso, não conseguimos sequenciar, que é o que a gente quer, engrenar uma sucessão de resultados positivos”, diz o treinador tricolor.
Reforços da Era Mano
Durante o primeiro mês à frente do Bahia, Mano Menezes costuma citar que irá externar sua opinião sobre quais posições precisam ser reforçadas, apesar de já ter citado o fato de Saldanha ainda ser um jogador em fase de maturação.
Desde que chegou, o treinador recebeu apenas dois reforços: Anderson Martins e Elias. O volante já é considerado como titular pelo técnico, enquanto o zagueiro ainda não entrou em campo.
Nas últimas semanas, o presidente Guilherme Bellintani chegou a afirmar que o clube vai contratar pelo menos mais três jogadores de impacto imediato. Treinador e torcida aguardam a chegada desses atletas.
Utilização de jovens e retorno de jogadores ao time titular
Diferentemente do ex-treinador, Mano tem apostado frequentemente na utilização de jogadores do extinto time sub-23. Edson, Ramon e Fessin ganharam oportunidades, enquanto Saldanha segue sendo o único substituto de Gilberto.
Fessin, inclusive, tem sido utilizado com frequência por Mano durante o segundo tempo dos últimos jogos.
Além disso, o crescimento de Clayson nas últimas partidas também é um fator de destaque.
Quem também vinha com atuações abaixo da média era o volante Gregore, que retomou a titularidade e a posição de destaque no time após figurar entre reservas no início da Série A.
23 jogadores foram utilizados por Mano em 7 jogos:
- Goleiro: Douglas;
- Laterais: Nino Paraíba e Juninho Capixaba;
- Zagueiros: Lucas Fonseca, Ernando, Juninho e Wanderson;
- Volantes: Gregore, Elias, Ramires, Jadson, Edson e Ramon;
- Meias: Rodriguinho, Daniel e Marco Antônio;
- Atacantes: Élber, Gilberto, Clayson, Saldanha, Rossi e Fessin.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.