Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Após disputar a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia perdeu uma posição e viu a distância para o G-6 aumentar. Entretanto, a equipe tricolor se mantém com chances reais de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2020.
O Esquadrão fechou a primeira rodada do segundo turno com o oitavo lugar, somando 31 pontos – quatro a menos do que o sexto colocado, São Paulo.
Porém, o Tricolor de Aço aposta em seu desempenho dentro de casa para se reaproximar e, possivelmente, entrar no G-6 em pouco tempo.
Dos próximos quatro jogos do Bahia, no Brasileirão, três serão disputados na Fonte Nova – incluindo um confronto direto com o próprio São Paulo.
Olhar da matemática
Como de costume em todos os anos, matemáticos especializados em probabilidades no futebol fazem os cálculos sobre as possíveis chances dos times dentro do Campeonato Brasileiro.
Em estudo feito a cada rodada, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) coloca o Bahia como nono time na briga por uma das seis vagas para a Libertadores.
De acordo com cálculos da equipe de matemáticos da UFMG, o Bahia, atualmente, possui 37,9% de chances de conquistar uma vaga no G-6 ao fim das 38 rodadas.
Os cálculos podem ser bastante alterados, aumentando as probabilidades do Bahia, caso a Libertadores seja conquistada por Flamengo ou Grêmio. Na Sul-americana, o Corinthians poderia abrir mais uma vaga no G-6, porém se encontra em má situação na semifinal.
Por ter probabilidade alta de conseguir um lugar na Libertadores, o Esquadrão aparece com “apenas” 57,9% de chances de garantir uma vaga na Sul-americana – caso falhe em seu objetivo principal.
O ano de 2019 é diferente para o Bahia em relação aos últimos dois, quando o Esquadrão se encontrou em situações próximas da zona de rebaixamento. Após 20 jogos, neste ano, o Tricolor tem apenas 0,33% de probabilidade de chegar ao Z-4.
Os cálculos são feitos com ferramentas de matemática e com técnicas de inteligência artificial. Os critérios considerados são mando de campo dos jogos, retrospecto entre as equipes na competição. São comparados, não apenas a pontuação, mas também a dificuldades dos jogos, que é avaliada em função dos adversários e do fator casa.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.