é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Levantamento mostra média de idade do elenco do Bahia na Série A 2025

Notícia
Brasileiro
Publicada em 13 de dezembro de 2025 às 16:00 por Victor de Freitas
bahia comemora triunfo
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia





Um levantamento estatístico sobre a faixa etária dos jogadores utilizados pelos clubes na Série A 2025 revela a política de investimento do Bahia, com o Grupo City, para a formação do elenco tricolor que terminou em sétimo lugar nesse ano.

O Esquadrão se destacou por ter uma das maiores proporções de atletas na faixa de idade entre 24 a 30 anos, com aposta em atletas que já chegaram prontos para jogar na equipe titular, ou disputar espaço no time, mas também com potencial de valorização para venda futura.

A análise, que considera apenas jogadores com mais de 500 minutos em campo, foi divulgada pelo perfil @DataFutebol, e mostra a distribuição da idade do elenco tricolor na última edição do Brasileirão.

Leia mais: De saída: Bahia acerta venda de atacante por R$ 38 milhões

Composição do elenco do Bahia na Série A

O Bahia teve a maior fatia do seu elenco composta por jogadores na faixa de 24 a 30 anos, totalizando 69,2% dos atletas utilizados.

Esse grupo de jogadores é, em tese, o que atinge o ápice de desempenho físico e técnico no futebol. Como exemplos, Jean Lucas (27 anos) e Luciano Juba (26 anos) foram convocados pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Já Ramos Mingo (24 anos) foi quem teve a maior minutagem da temporada.

Com foco principal em jogadores já maduros para competições nacionais e internacionais, o Esquadrão teve também a seguinte porcentagem em outras faixas de idade:

  • Sub-23: 15,4% dos jogadores;
  • 31+ anos: 15,4% dos jogadores.

O percentual de jogadores com 31 anos ou mais no Bahia é o terceiro menor da Série A e fica abaixo apenas de Red Bull Bragantino 8,3% e Palmeiras (12,5%).

Utilização de jogadores sub-23 no Bahia ainda é abaixo do esperado

O percentual de 15,4% de atletas com idade sub-23 em campo ao longo do campeonato é considerado como “mediano” na Série A, uma vez que o Esquadrão ocupa o 11º lugar no ranking das equipes que mais usaram atletas nessa faixa etária.

Contudo, clubes como Red Bull Bragantino (37,5%) e Vasco (26,3%) deram maior minutagem aos jovens e lideraram o ranking. Por outro lado, o Mirassol foi o único time que não usou nenhum atleta com 23 anos ou menos.

A composição do elenco do Bahia reflete a filosofia do Grupo City, que busca equilibrar a experiência de jogadores no auge (24-30 anos) com o potencial de valorização de jovens talentos (sub-23). Porém, a quantidade de atletas com idade mais baixa ainda é pouco para o que é desejado pelo próprio clube, que tem o objetivo de se destacar como uma das melhores divisões de base do país.

Tiago, de 20 anos, foi quem mais teve espaço saindo da base em 2025. Para 2026, a expectativa é de que um número maior de atletas provenientes das categorias de base do Esquadrão tenham minutagem maior, dentre eles Ruan Pablo, Dell, Sidney, David Martins, Kauã e Roger Gabriel.

Por outro lado, o foco na contratação de atletas “prontos” para o time titular reflete a busca por performance imediata na Série A, mas sem tirar o olho no futuro com jogadores promissores da base e do mercado, representadas pelas contratações de Luiz Gustavo e Kauã Furquim.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes