Ter impacto coletivamente em campo foi a marca principal de Everton Ribeiro pelo Bahia em 2025. Camisa 10 tricolor, o meio-campista fez uma temporada marcada pelo jogo em equipe, passando longe de ser o maior destaques nas estatísticas, mas com grande poder de decisão em jogadas que geram gols.
A temporada do meia tricolor teve três gols marcados e sete assistências em 2025, marca semelhante às de anos anteriores do jogador – foram nove passes diretos para gols em 2024 e sete em 2023.
Apesar de ter metade das assistências feitas pelo líder da equipe nesse ranking, que foi Ademir, Everton Ribeiro foi o jogador que fez o jogo do Bahia fluir. Estabelecido como peça crucial da engrenagem do meio-campo tricolor, em função bem diferente da ponta direita de outros tempos, o maestro apareceu como o jogador que faz as principais jogadas do Bahia serem possíveis.
Segundo o blog Gato Mestre, do site ge.globo, Everton Ribeiro foi o líder em pré-assistências no futebol brasileiro nessa temporada, sendo chamado de “amigo oculto” de 2025.
Camisa 10 do Bahia brilha com “pré-assistências” em 2025
Dentre os sete jogadores com mais pré-assistências no país em 2025, cinco deles atuam em uma faixa de campo como o “camisa 10” ou ao lado do principal construtor de jogadas da equipe – esses são os casos dos volantes. Os outros dois são laterais.
O Bahia é o único time com dois jogadores neste TOP-9 dos “pré-assistentes”. Jean Lucas, que atua ao lado de Everton Ribeiro no meio-campo, também tem grande influência no jogo ofensivo tricolor.
Ranking dos atletas com mais passes decisivos para assistências:
- Everton Ribeiro – 13
- Matheus Pereira – 10
- Lucas Piton – 9
- Gustavo Scarpa, Jean Lucas, Rodrigo Garro, William (Cruzeiro) e Martinelli.
Qual o impacto de uma pré-assistência?
Muitas vezes o passe mais difícil não é o último, mas sim aquele que “quebra” as linhas de defesa e desmonta a defesa adversária.
Uma pré-assistência é o nome dado a esse passe imediato antes da assistência para o gol. Não se trata de uma estatística oficial, mas é uma ferramenta analítica importante para medir o impacto de um meia em campo.
Atuando em uma linha do campo que liga a defesa ao ataque, o camisa 10 do Bahia tem em seu lado do campo justamente o camisa 7 Ademir, responsável por 14 assistências na temporada.
Algumas das assistências de Ademir tiveram a visão de jogo de Everton Ribeiro para que o atacante tivesse a condição de colocar um companheiro na frente do gol.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.