é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 6 de fevereiro de 2014 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

150 milhões de motivos para acreditar num Bahia competitivo






Após sete anos fora da elite do Campeonato Brasileiro e três anos lutando para não cair para a Série B, o fiel torcedor clama por uma campanha digna de um grande clube. Os primeiros passos foram dados com a intervenção administrativa e a primeira eleição democrática, mas é preciso muito mais.

A gestão anterior afundou o Bahia em dívidas e transações financeiras suspeitas. Os contratos de marketing foram e continuam defasados. A atual fornecedora de material esportivo abusou em desvalorizar o maior clube do nordeste. O Tricolor hoje recebe da fornecedora, 10 vezes menos que o Internacional.

O Bahia recebe a metade que o Botafogo recebe dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Sendo que são times com praticamente o mesmo número de torcedores.

Outro fator é que menos visibilidade significa menos patrocínios. Por isso essa desvalorização das empresas em patrocinar o clube. O mesmo aconteceu com a construtora que a atual gestão insiste em dizer que é parceira do clube. Fez uma permuta pagando 50% do valor real do Fazendão. Sem contar os magros 200 mil reais por mês para estampar a cota máster na camisa, enquanto os outros grandes clubes cobram valores no mínimo 4 ou 5 vezes maiores.

Dificilmente, o Bahia repetirá o feito realizado em 1988. O futebol na era dos pontos corridos mostrou que para vencer torneios com muitos jogos é preciso ter um orçamento elástico para montar um elenco qualificado.

Enquanto o Tricolor vai fechar o ano com um orçamento na casa dos 60 milhões de reais, o Botafogo passará dos 130 milhões de reais. É uma diferença absurda para times da mesma dimensão.

O Bahia tem total condição para ter uma folha de 150 milhões. Mas isso poderá levar mais alguns anos. O atual contrato dos direitos televisivos irá até 2017. Até lá, o clube poderia apostar na meta de ter 100 mil sócios. Isso daria uma receita de aproximadamente 50 milhões de reais, fora outras possíveis ações criativas e rentáveis.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você gostou da camisa branca 2026 do Bahia?
todas as enquetes