é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 24 de abril de 2007 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Arturzinho decidiu mais uma vez






Em 2006, Arturzinho conseguiu entregar de bandeja um campeonato que parecia ganho por sua equipe. Suas constantes e infundadas mudanças na equipe e suas substituições equivocadas fizeram o Vitória-BA, mesmo com uma equipe mais forte, perder o Campeonato Baiano para o Colo-Colo. Em 2007, o treinador traça caminho parecido. Ontem na Fonte Nova, Arturzinho deu de presente o triunfo no clássico para o Vitória-BA e começou a tirar o título de Campeão Baiano do Bahia.

Não é de hoje que questiono a capacidade de Arturzinho. Nosso treinador é teimoso, ansioso, descontrolado emocionalmente e bastante incoerente na maneira de escalar sua equipe e realizar substituições durante o jogo. Quarta-feira, diante do Fluminense, Artur já ensaiava entregar o doce aos cariocas quando entrou em campo com um time covarde e recuado. Arrancou um empate graças à fragilidade do Flu, mas fiquei com uma sensação de que a covardia de Arturzinho nos impediu de decidir a parada lá mesmo no Maracanã.

No BA-Vi parecia que tudo ia dar certo. Artur escalou o Bahia do jeito que a torcida gosta, com Rafael Bastos e Danilo Rios atuando juntos; com dois volantes, dois meias e dois atacantes, no tradicional 4-4-2. O placar do primeiro tempo confirmou que o esquema menos covarde era o ideal. O triunfo parcial de 3×2 foi construído com atuação decisiva de Danilo Rios. O camisa 10 marcou dois gols e construiu a jogada que resultou no gol de Fausto. Foi o melhor em campo na etapa inicial.

Mas veio o segundo tempo, e com ele o empate do Vitória-BA logo aos 6 minutos. Foi aí que Arturzinho entrou em cena. O clássico, que parecia poder ser decidido por Danilo Rios, seria decidido por um personagem fora das quatro linhas.

Com 10 minutos da etapa final, Artur faria as duas substituições que mudariam a história do clássico e acabariam com qualquer chance de triunfo do Bahia. O treinador sacou Danilo Rios e Moré e colocou nos seus respectivos lugares Emerson Cris e Danilo Gomes. De uma vez só, Arturzinho tirou de campo o principal jogador tricolor na partida e colocou o Bahia para atuar com três volantes e somente um atacante, esquema mais covarde ainda do que o visto no Rio de Janeiro.

O clima de revolta na Fonte Nova foi imediato. Danilo Rios, que parece não ter entrado na panelinha de Arturzinho, saiu de campo ovacionado pelos torcedores. Já Artur foi saudado com o já corriqueiro “burro, burro” vindo das arquibancadas. Confesso que nunca vi um treinador interferir tão diretamente em um resultado como Arturzinho nesse BA-Vi.

As substituições foram incompreensíveis, como incompreensível foi a liberdade que os jogadores do Bahia deram a Índio durante toda a partida. O artilheiro do Baianinho já havia destruído no primeiro clássico, mas jogou livre durante todo o BA-Vi do último domingo, sendo decisivo mais uma vez.

Acredito que as atitudes de Arturzinho ultrapassaram todos os limites aceitáveis. Uma diretoria competente e que se desse ao respeito não deixaria o treinador pisar nunca mais no Fazendão. É verdade que o time é limitadíssimo, assim como também é o time do Vitória-BA. O diferencial está fora das quatro linhas. Arturzinho já decidiu dois clássicos. Todos contra seu próprio time.

***

– Alguém sabe porque os laterais do Bahia não apóiam nem marcam?

– A diretoria deve estar rindo à toa I: as rendas do BA-Vi e de Bahia x Fluminense somadas podem ultrapassar R$ 1 milhão.

– A diretoria deve estar rindo à toa II: com Arturzinho no comando, a ira da torcida se volta contra o treinador e os dirigentes acabam ganhando um sossego.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes