é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Djalma Gomes
Publicada em 29/10/2022 às 11h59

Basta de engabelação!

 

Quem não é capaz de mudar sua mente, não é capaz de mudar nada. Estou tentando compreender a fase de deficiência técnica e mental do atual time do Bahia – que não considero 100% tão ruim assim –, mas que nem os atores dessa debacle no Tricolor conseguem ter argumentos minimamente convincentes para explicar à torcida. Poucos, se salvam para se dizerem dignos dessa torcida gigante em amor, presença e vibração. Existe a deficiência técnica sim, mas esta deveria ser superada pela determinação proveniente de uma mente positiva e forte, capaz de superar obstáculos, porque esse discurso pós jogo “agora é superar isso e trabalhar forte para enfrentar (...)” cansou, saturou, está antipático, basta de engabelação! 

Imagino a culpa que agora sentem treinador e auxiliar por ter colocado Miquéias numa fogueira daquelas com o time, pasme, tentando segurar um sofrível 1 x 0, além de uma fonte Nova cheia. Péssimos treinadores quando acham que a defesa é o melhor ataque e não ao contrário. Conversando com o Mestre Manoel Serapião Filho, o inventor do VAR, sobre a estupidez de Miquéias manter o braço aberto, irresponsavelmente, no lance que originou o pênalti, sem meias palavras Serapião foi enfático; “falta de orientação prévia; falta de palestras especializadas dentro dos clubes brasileiros, pois lances como o ocorrido em detrimento do Bahia, são inadmissíveis por parte de um jogador profissional” -- leia a coluna de Manoel Serapião em gazetaesportiva.com  

Dá para notar essa ausência de palestrantes profissionais nos clubes a partir do comportamento da maioria esmagadora de despreparados jogadores que afronta árbitros; que simula contusão inexistente; que comemora gol provocando torcida adversária; que comemora gol tirando camisa do clube em total desrespeito à agremiação e, também, ao patrocinador; que usa cotovelo sem medir as consequências que essa arma potencialmente letal pode causar, e, até inutilizar um companheiro de profissão. 

 No jogo entre Bahia x Guarani o único destaque do Tricolor foi o goleiro Matheus Claus, que só faltou para ter sido herói da noite na Fonte Nova, pegar o pênalti. De resto ele fez o que deu pra fazer, evitando assim que o Guarani ganhasse o jogo no finalzinho. Menção honrosa ao Ricardo Goulart que salvou um gol “feito” quase em cima da linha. É duro constatar que o Bahia é um time ruim, salvo três ou quatro exceções. 

Eu mesmo me questiono porque o Bahia é o único clube que se manteve no G-4 até aqui. Só para lembrar; contra o Guarani completou nove rodadas em que o Tricolor só ganhou apenas um jogo. Ok, mas porque ostenta o G-4 sendo tão ruim assim? Não sei, só um elefante em cima do poste nos servirá como explicação, sabemos que ele está lá, como chegou, não se tem explicação. Quem são os vilões: treinadores; jogadores; diretoria, ou a incompetência contextual? Eis a questão. 

A verdade é que a sorte sempre esteve ao lado do Bahia, quando ele deveria se dar muito mal aconteciam derrotas dos concorrentes. E assim foram acontecendo essas combinações que chegaram na penúltima rodada beneficiando o Bahia. Se Vasco ao menos empatasse o jogo contra o Sampaio Correa, agora a espinha estaria na garganta do Bahia. Pasme, leitor, basta um empate do Vasco contra o Ituano e o Bahia pode até perder o jogo contra o CRB que estará garantido. Se o Ituano ganhar, sobe ele. Sai o Vasco e fica o Bahia. O saldo de gols é o que está decidindo favoravelmente ao Bahia.   

Para o Sport se classificar, terá de ganhar do Vila Nova por 7 x 0. Só assim o Bahia ficaria de fora. Convenhamos, é bastante improvável uma façanha desse tamanho para o Sport. Ainda tem uma possibilidade enorme de o Bahia ganhar ou empatar com o CRB e assim se classificará direto. Pode acontecer essa zebra nas Alagoas, por que não? Ainda que aconteça a lógica nas Alagoas, o Esquadrão não dependerá única e exclusivamente do resultado em Itu. Ou seja; o Bahia já subiu, exceto se o Sport ganhar por diferença de 7 gols do Vila Nova.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.