é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 10 de março de 2003 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Chega de Cabeças de Bagre!






Companheiros Tricolores, esta coluna é um recado direto para nosso “novo” técnico Bobô. Deixarei para voltar a falar sobre os desmandos cometidos pela direção Tricolor em uma próxima oportunidade.

Bobô, como jogador e dirigente, é praticamente uma unanimidade na Nação Tricolor. Entretanto, na sua única experiência como treinador não foi bem esta imagem que ficou para a maioria dos torcedores. Na minha humilde opinião, o grande erro de Bobô no ano passado foi se preocupar mais em “não tomar gols” do que com “fazer gols”. Isto o transformou num técnico covarde que chegou a entrar em campo com 4 volantes ou cabeças de bagre. Bobô, tenho lido na imprensa e até no site oficial notícias que nos levam a crer que você irá manter esta postura absurdamente defensiva, colocando em campo um time sem qualquer poder de criação, ou seja, presa fácil até mesmo para adversários medíocres.

Eu pergunto: o que há com você Bobô? Por que este fascínio pelos Cabeças de Bagre? Por que não colocar em campo jogadores que possam tocar bem a bola, complicar a vida do adversário, levar perigo real ao gol adversário, fazer os gols que nos darão os triunfos? Por que não colocar jogadores que façam o que você mesmo, Zé Carlos, Charles, Marquinhos fizeram em 1988? Bobô, você lembra quantos volantes jogavam naquele time? Eram somente dois: Paulo Rodrigues e Gil. E por falar nisto, lembra de Paulo Rodrigues? Este sim, era um volante de verdade e não um cabeça de bagre. Ele não apenas desarmava o adversário com maestria, mas saía jogando com perfeição, iniciando muitas das jogadas que você, meu caro Bobô, e a turma lá da frente concluíram com brilhantismo. Por que não voltar a este tempo?

O que mais frustra a grande massa Tricolor é que não é tão difícil voltar àqueles tempos. A receita está na mão. Temos dois belíssimos volantes (e não cabeças de bagre): Preto e Jair. Eles mesmos, Bobô. Estes jogadores são excelentes volantes no estilo Paulo Rodrigues e não meia-armadores. Preto rende muito mais de 2º volante do que de meia atacante. Jair nunca foi meia atacante, é um ótimo 1o volante. Com esta dupla podemos ter uma excelente contenção – resolvendo sua atual principal preocupação – com uma excelente qualidade de passe para iniciar os contra-ataques fulminantes. Temos ainda Bebeto Campos como opção para o lugar de Jair, mas jamais como meia armador, Bebeto nunca rendeu bem nas vezes que foi absurdamente utilizado como meia de criação. Ele é um bom 1º volante, menos habilidoso que Jair e Preto, mas muito bom como volante.

Para criar as jogadas, precisamos de meias de ofício, jogadores que possuem habilidade nata para a coisa. O garoto Danilo é um bom meia direita (na esquerda rende menos). Precisa de orientação, para ser menos mascarado e jogar sua bola com humildade e dedicação e tem tudo para ser um grande craque. Não temos neste elenco profissional um meia esquerda. Precisamos de um, no estilo Geraldo. Se não tiver como contratar um, é melhor experimentar o excelente garoto Gilberto do time de juniores. Este garoto tem muito futuro e poderia ser experimentado nesta posição para a qual não temos ninguém. Colocar Jair ou Preto ou ainda Bebeto nesta posição é um crime, não faça isto, pelo amor de Deus.

Resolver o problema da meia esquerda e das laterais (Chiquinho é muito ruim nesta posição e os contratados para o lado direito ainda não mostraram qualidade, embora pode ser que com um meio campo mais bem arrumado eles possam passar a render mais). Esta sim deve ser sua principal preocupação. E antes que eu me esqueça, Ramos pode, no máximo, ser um segundo reserva para posição de volante. Jamais entrar como meia de criação ou volante titular. Pois é Bobô, se você quiser ser vencedor desta vez, basta se preocupar com o mesmo que você se preocupava quando era jogador: atazanar as defesas adversárias. Espero que leve realmente em consideração estas sugestões, pois, para o bem do Bahia, espero que você seja bem sucedido nesta nova empreitada.

Saudações a Bobô e toda a Nação Tricolor!!!

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes