é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 8 de maio de 2002 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Hora de acabar com a

Saudações festivas, Nação Tricolor !!! Na nossa última coluna prometi que falaria, agora, sobre política de contratações. Mas, diante do momento decisivo que passamos e após uma partida eletrizante como esta, não convém tratar de assunto tão sério e que exige maior serenidade para ser discutido e absorvido. Portanto, vamos falar de BAxVi e de decisão do Nordestão.

O ponto central que pretendo defender nesta coluna, é exatamente o que diz o título. Esta estória de que, quando joga em Canabrava, o BAHIA treme é papo furado ! Se vocês fizerem um levantamento dos BAxvis de 1997 até agora, verão que a vantagem do BAHIA na Fonte Nova é muito superior à vantagem deles em Canabrava. Acontece que, nos últimos 4 anos, de forma mais acentuada o torcedor tricolor se afastou radicalmente do Lixão. Isto tem permitido que uma minúscula legião de sofredores consiga ser superior em quantidade nas arquibancadas de Canabrava. Eu sei que o estádio é ruim. O acesso é péssimo, o fedor na entrada e saída é horrível, o estádio é desconfortável e, o pior, a truculência do sofredor-mor que preside aquele time muitas vezes impõe constrangimentos à gloriosa Nação Tricolor, notadamente nos certames estaduais quando conta com a conivência da FBF para mandar e desmandar naquele buraco que eles cavaram no aterro sanitário de Salvador.

Pois bem, é chegada a hora de dar um basta neste retrospecto recente e voltar a impor nossa superioridade também no Lixão, como fizemos em 97 e 98. Desta vez não é a FBF quem organiza a competição e a truculência não terá vez ! A polícia militar (que é quem deve fazer a segurança do estádio e não os capangas de PC) terá que garantir espaço proporcional à quantidade de Tricolores que comparecerem. Se houverem 40 mil ingressos à venda e nós comprarmos 30 ou 35 mil, não há como reservar espaço apenas para 5 mil, senão o estádio fica vazio ! Será obrigação da polícia abrir espaço para a Torcida do BAHIA. Para que isto ocorra depende, somente de cada um de nós. Quando começarem a vender os ingressos, vamos fazer um sacrifício e comprar todos que pudermos antecipadamente garantindo uma maioria esmagadora de Tricolores no Lixão no próximo domingo, a exemplo do que fazemos rotineiramente na Fonte Tricolor. Se cada torcedor fizer sua parte e for ao Lixão, transformaremos aquilo no quintal da nossa casa. Se nossa casa é na Fonte, que o Lixão seja o quintal.

A Bahia é a terra do BAHIA, Salvador é nossa casa. Na capital baiana não há espaço para um estádio em que o BAHIA não predomine. Portanto, é hora de acabar com esta “frescura do Lixão” de uma vez por todas ! Vamos transformar aquele chiqueiro no Quintal Tricolor. E nada melhor que fazer uma grande festa no quintal para comemorar o Bicampeonato do Nordeste, não acham ?

* * *

Falando da última partida, podemos dizer que nosso Esquadrão beirou à perfeição. Não fossem as oportunidades desperdiçadas, teríamos chegado à perfeição e aplicado uma goleada histórica. Mas faz parte de uma decisão importante como esta. É importante enfatizar a postura da nossa jovem e aguerrida defesa. Accioly tem sido uma grata surpresa e ainda nos dará muitas alegrias. Valdomiro tem mantido sua consistência na zaga e não comprometeu. Chiquinho subiu muito de produção e tem feito boas apresentações, tem mostrado uma evolução técnica impressionante e acredito que ainda tem muito para melhorar e nos mostrar. Mantena se recuperou extraordinariamente da má fase e tem substituído Daniel muito bem, defendendo e apoiando com eficiência. É a nossa defesa prata da casa nos dando alegrias, é a política “pés-no-chão” dando resultados.

No nosso meio-campo, Ramalho conseguiu melhorar muito seu passe tornando-se uma peça fundamental na equipe devido à já costumeira excelência na marcação e desarme. Se este jogador continuar aperfeiçoando seu fundamento de passe, em algum tempo será o melhor em sua posição no país. Bebetinho é outro que vem apresentando um rendimento espetacular nas últimas partidas. Alguns defendem que ele deve ter mais liberdade para ir à frente, mas acredito que não. Sempre que Bebeto foi posicionado como Preto, mais à frente e com uma certa responsabilidade em criar as jogadas, ele foi muito mal. A posição dele é esta, marcando atrás, roubando a bola e vindo para cima para iniciar as jogadas. É um grande puxador de contra-ataques, é peça fundamental no time, nesta posição que está jogando. Preto dispensa comentários. Eficiente na marcação, muito bom no apoio, voltou a bater bem nas finalizações, corrigindo as falhas da última partida, cobrou belas faltas. Parabéns pela partida e pela chegada do Rafão!!!

O nosso “trio elétrico” esteve arrasador. Sérgio Alves começou meio morno, mas depois do cruzamento açucarado do Robgol, se isolou em definitivo na artilharia e melhorou na partida. É um típico matador. É o homem certo no lugar certo. Sabe se posicionar bem e, principalmente, possui a frieza e tranqüilidade necessária a um matador. Artilheiro com méritos. Robgol é o principal elemento para o ataque tricolor. Sem desmerecer a importância dos outros, mas Robgol é quem volta para buscar jogo, marca, desarma, cruza, toca e ainda finaliza ! É um jogador completo e tem mostrado uma disposição física impressionante. Fez um belo gol em jogada perfeita com Nonato.

Nonato merece um parágrafo a parte. Satanizado por parte substancial da torcida durante quase todo o campeonato, ele realmente atravessou um momento ruim do início ao meio da temporada. Para piorar sua situação andou dando algumas declarações infelizes, o que criou de vez uma certa antipatia junto a grande parte da torcida. Mas parece que está disposto a dar a volta por cima, criar juízo e investir em sua carreira. Fez sua melhor partida este ano, sem dúvida alguma. Eu já vinha notando sua evolução nos últimos jogos. Quem tiver analisado friamente as últimas partidas, verá um Nonato tocando mais a bola, acertando passes, dando belos toques de primeira deixando os companheiros em condições de marcar, driblando e finalizando cada vez melhor. Não perdeu nenhum gol absurdo nesta partida, fez o seu, serviu bem aos companheiros, enfim fez o que se espera de um atacante. Se conseguir manter esta média, creio que pode fazer as pazes em definitivo com a torcida.

* * *

Para finalizar, apenas alguns recados finais. Primeiro para a torcida Tricolor: Vamos lotar o Lixão e acabar de uma vez por todas com esta frescura do Lixão. Se a Fonte Nova é nossa casa, o Lixão é nosso quintal. Vamos fazer com que nossos jogadores se sintam em casa.

Para Bobô e os jogadores: estão todos de parabéns pela bela campanha e partida. Também conto com vocês para acabar com esta frescura do Lixão. Não tem nada que respeitar o Derrota, não. Tem que jogar como na Fonte Nova, marcando a jogada no meio-campo deles, não deixando eles chegarem na nossa área e entrando na frágil defesa deles para fazer a festa da Nação Tricolor que irá invadir o Lixão e fazer com que vocês sintam-se em casa. Portanto, nada de pensar em vantagem ou coisa do tipo. Vamos ganhar o jogo e o título!!!

Saudações Tricolores para todos e até a próxima coluna.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes