é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 22/11/2020 às 11h56

Minha Análise - RB Bragantino 4x0 Bahia - BR2020

Meus Amigos,

Numa sexta-feira para esquecer, o Bahia foi impiedosamente derrotado pelo RB Bragantino, pelo humilhante placar de 4x0. Mano Menezes manteve o time que vinha atuando, promovendo os regressos de Elias e Capixaba e lançando Rodriguinho como titular, em face da ausência de Daniel. Erros imperdoáveis, em face da velocidade do time adversário. Dizer que o time foi mal não é sequer necessário. O placar já diz tudo. Só para se ter uma idéia do tamanho do problema, não perdíamos por 4 gols de diferença desde 2013, no fatídico 3x7 para o rival e na série A desde 2012, ao tomar 4x0 do Fluminense.

O problema não foi só o resultado, mas a forma como ele foi obtido pela equipe de Bragança Paulista. Em 20 minutos o placar marcava 3-0 e poderia estar 4 ou 5, tamanha a diferença de velocidade e concentração dos 2 times. O Bahia, letárgico e improdutivo, parecia um time master, ou um time amador, jogando contra uma equipe profissional. Sequer conseguiu ser competitivo.

Um dos detalhes do jogo que fizeram a diferença em favor da equipe paulista foi a linha defensiva do Bahia, que estava muito alta. Aliada a uma pressão muito fraca dos dos homens de frente, isso permitiu ao defensores e meias do Bragantino encaixarem passes em profundidade com certa frequência para os seus atacantes, causando desequilíbrios fatais no encontro, muito pela lentidão na recomposição, muito pelas falhas de marcação dos defensores.

Além disso, o Bahia nas poucas vezes que teve a bola não conseguia trocar 3 passes, muito pela marcação intensa do adversário, mas principalmente pela lentidão e pouca mobilidade de seus atacantes. Elber, Fessin e Rodriguinho praticamente não saiam do lugar, o que facilitava bastante a marcação adversária. Somente Gilberto se movimentou, mas sozinho foi presa fácil para o encaixa da marcação. Por fim, nossos laterais e volantes pouco participaram do jogo ofensivo, o que só aumentou a dificuldade de marcar um gol no adversário. Somente aos 25 minutos do segundo tempo o Bahia deu um chute perigoso com Elber, mas a bola foi para fora.

No fim, 4x0 merecido e uma sensação de que os resultados alcançados anteriormente mascararam as deficiências do time. Jogar uma partida de série A com tantos jogadores acima de 30 anos contra um time muito veloz se mostrou um erro de planejamento muito grande. Espero que tenha servido de lição para Mano Menezes e sua comissão técnica. Nosso objetivo inicial ainda é fazer logo os 45 pontos e afastar qualquer risco de rebaixamento.

Douglas - Caiu atrasado no primeiro gol. Não achei falha nos demais. Ainda salvou o time de uma goleada ainda maior.
Nino - Nada a declarar.
Lucas Fonseca - Nada a declarar.
Juninho - Nada a declarar.
Capixaba - Nada a declarar.
Elias - Nada a declarar.
Gregore - Nada a declarar.
Rodriguinho - Nada a declarar.
Élber - Nada a declarar.
Gilberto - Um dos poucos que se salvaram.

Anderson Martins - Nada a declarar.
Marco Antônio - Nada a declarar.
Edson - Nada a declarar.
Zeca - Nada a declarar.
Rossi - Nada a declarar.

Mano Menezes - Se vinha acertando na montagem e leitura de jogo, desta vez foi o principal responsável pela péssima partida do time. Errou na escalação, com vários jogadores acima dos 30 anos em campo contra uma equipe muito jovem e rápida, na estratégia de jogo (marcar com a linha alta sem a devida pressão dos atacantes foi um tiro no pé) e não ter a capacidade de rever isso com 10 minutos, pior ainda. Uma partida para servir de exemplo do que não se deve fazer até o fim do campeonato. E repensar bem os atletas que devem permanecer para 2021. Poucos merecem estar ai, principalmente os mais velhos. O Bahia precisa de sangue novo, de força e velocidade. Esse é o nosso DNA.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.