é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 12 de agosto de 2018 às 21:55 por Autor Genérico

Autor Genérico

Minha Análise – Bahia 1×0 América-MG






Meus Amigos,

Ontem na Arena Fonte Nova, com mais uma boa edição do “Dia de Bahea” e para quase 20 mil tricolores, o Bahia fez uma partida muito segura, controlou o jogo contra uma defesa bem postada do América-MG e triunfou dando um presente antecipado aos papais tricolores.

Se antes da bola rolar este que vos escreve estava preocupado com a escolha de Flavio e Elton para a dupla de volantes, em face das características mais ofensivas e em virtude dos nossos laterais apoiarem bastante, muitas vezes ao mesmo tempo, o que se viu desde o início foi um revezamento interessante no posicionamento dos 2 atletas, sempre com apoio ao ataque e sem desguarnecer a defesa. Isso deu qualidade na saída de bola, com pouquíssimos erros de passe e poucos lançamentos dos zagueiros.

O time tricolor teve dificuldades de ultrapassar a defesa bem postada do time mineiro no primeiro tempo. Num 361 claro, com os alas bem recuados e somente o bom camisa 10 Ruy na frente, qualquer erro de passe do tricolor na construção das jogadas poderia causar um contra-ataque perigoso. Assim, o Bahia não acelerou tanto o jogo quanto deveria, tentando chegar pelos lados e através do toque de bola e movimentação do quarteto ofensivo.

O problema tricolor foi exatamente na finalização, pois tivemos boas jogadas como o cruzamento de Leo para a cabeçada de Vinicius, que Edigar chutou por cima, o passe de Vinicius para Gilberto que o camisa 9 pegou bem mas ela subiu um pouco e numa bela jogada de Edigar pela direita que Gilberto deu de letra errado. Além disso, numa falta perigosa, Vinicius praticamente recuou a bola para o goleiro.

Como destaque ofensivo, a boa movimentação de Gilberto, que não se resume a ficar na área esperando a bola chegar e mais uma vez a participação onipresente de ZR10. O narigudo bom de bola, mesmo muito marcado, consegue levar perigo à defesa contrária, com arrancadas, dribles e uma movimentação intensa, confundindo a marcação adversária. Um dos melhores jogadores do Brasil e que merece uma oportunidade na Seleção Brasileira.

Na segunda etapa, uma alteração tática fez a diferença do jogo. Vinicius, que na primeira parte pouco entrou na área, limitando-se a armar o time de uma intermediária a outra, passou a ser mais incisivo, dando opções de passe, chegando mais na área, chutando mais a gol.

Essa mexida deu a ZR10 mais espaço para jogar, pois a marcação passou a ficar dividida entre os meias. Inclusive, o gol tricolor surge de um chute de Ze Rafael desviado na zaga. Na cobrança do escanteio, Vinicius colocou a bola na cabeça de Tiago. O zagueiro testou firme, o bom goleiro americano não segurou e Gilberto, matador, abriu o placar. 1×0.

Após o gol, o time tricolor cresceu de produção. A maior movimentação de Vinicius e ZR10 e a mudança no esquema do adversário ocasionaram mais espaços para o tricolor atacar. Numa linda jogada, ZÉ Rafael passou por 2, deu um drible da vaca no terceiro e bateu forte para a defesa do goleiro americano. Seria um gol de placa na Arena.

Em outra boa jogada, Leo serviu Edigar na esquerda, deixou Vinicius em ótimas condições de marcar, mas o chute acertou a zaga. No único lance de perigo do América, o canhoto Ruy chutou com bastante efeito e Anderson, quase toma o gol de empate.

Vinicius seguiu ditando o ritmo do time, roubando bolas, criando jogadas. Numa cobrança de falta ensaiada, virou a bola para Leo pegar de primeira. Leo, também muito bem na partida, achou Régis no meio da defesa contrária e o camisa 20 quase ampliou o placar, mas foi travado pela zaga.

No final do confronto, em bela triangulação de Régis e Elber, Vinicius teve a chance de ampliar o placar, mas parou no bom goleiro do América. Fim de jogo, Bahia 1-0.

Anderson – Saiu rápido do gol em alguns lances que precisou cobrir o zagueiros, mas não passou confiança a torcida. Quase toma o empate num chute de longe, que ele ia ser traído pelo efeito da bola. Quase se complica numa saída de gol errada.

Bruno – Não foi bem. Esteve mal na marcação e no apoio.

Tiago – Muito bem na partida. Marcou muito, ganhou várias bolas por cima e por baixo. Ainda foi fundamental no gol. Grande partida do zagueiro.

LF – Seguro, eficiente como sempre.

Leo – Matou a pau. Merece todos elogios pela partida realizada. Foi muito importante nas jogadas criadas.

Flávio – Grande atuação. Deu qualidade a saída de bola, revezando com Elton no posicionamento, além de desarmar sem cometer falta. Uma exibição para encher os olhos e colocar uma dúvida no treinador.

Elton – Bela partida, muito objetiva, dando sempre sequência as jogadas e cometendo pouquíssimas faltas. Fez a função de primeiro e de segundo homem com qualidade.

Vinicius – Para mim o melhor em campo. Marcou, roubou bolas, deu carrinho, se movimentou bastante, caindo pelos lados do ataque, infiltrando e criando boas chances. Merecia o gol para coroar a grande partida.

Zé Rafael – Uma grande partida. Muita movimentação, força e mesmo com marcação dupla, conseguia levar vantagem nas jogadas. Quase faz um golaço e mereceu todos os aplausos ao ser substituído.

Edigar Junio – Lutou muito, mas pouco produziu pelo lado direito. Melhorou quando passou a cair pelo lado esquerdo. Sua presença em campo é importante para não isolar Gilberto na frente. Quando atua mais próximo da área abre espaços nos lados para a chegada dos laterais e meias.

Gilberto – Artilheiro tem como função fazer gol. Ele teve 2 oportunidades. Na primeira pegou bem, mas subiu um pouco assustando o goleiro, e na segunda fez a nação tricolor explodir de alegria. Jogador para ficar por muito tempo no clube. Artilheiro nato, que faz a diferença.

Nino – Voltou e não comprometeu. Boa dor de cabeça para EM.

Elber – Entrou e deu boa mobilidade ao lado esquerdo do ataque. Deu um belo passe para Vinicius no fim da partida.

Régis – Entrou bem no jogo e será muito importante nesse último terço do ano. Gostei de vê-lo jogar com Vinicius.

EM – Cada vez mais vai implementando sua filosofia e se livrando das amarras de GF. Esta de parabéns pela forma que o time vem jogando.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes