é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 17 de agosto de 2020 às 00:09 por Autor Genérico

Autor Genérico

Minha Análise – Bahia 2 x 1 Red Bull Bragantino






Meus Amigos,

Neste domingo de inverno, novamente em Pituaço, o Bahia obteve o seu segundo triunfo no Brasileiro 2020, ao bater a organizada equipe do Red Bull Bragantino por 2×1. Além do resultado positivo, novamente foi quebrado um tabu, este de 34 anos, já que o Bahia não conseguia vencer as 2 primeiras partidas da competição desde 1986.

Com desfalques no time titular e no banco, além da volta do nosso matador Gilberto, Roger Machado fez uma escalação num 4231 com Élber e Rossi pelos lados, Gregore e Ronaldo como volantes e Rodriguinho e Gilberto mais adiantados. Na prática era um 442 com 2 linhas de 4 bem definidas, com Rossi e Élber com a responsabilidade de ajudar os laterais na marcação dos homens de criação do RB Bragantino, que praticamente atacava com 6 jogadores.

O jogo foi bem disputado, uma vez que o time da terra da linguiça não veio para se defender, mas sim para propor o jogo, com uma linha alta de defesa e buscando atacar pelos lados, explorando a qualidade de Claudinho, Morato e Alerrandro, além da velocidade de Artur. E isso foi bom para o time de Roger Machado, que não precisou ser o dono do confronto ou se arriscar mais para obter o resultado positivo.

O confronto, apesar de muito disputado, foi pobre em chances de gol. Tanto que além do gol de Juninho, somente podemos destacar o lance de letra de Gilberto, após cruzamento de Rossi, que o arqueiro defendeu. As jogadas foram até bem construídas, mas as finalizações ou iam para fora ou esbarravam nos defensores das duas equipes. O gol do Bahia saiu num lance que vinhamos cobrando muito aqui. A bola parada ofensiva. Num escanteio muito bem cobrado por Capixaba, Juninho subiu bem e testou no canto. 1-0 Bahia.

Na segunda parte o time adversário adiantou ainda mais a marcação e deu muito trabalho ao Bahia para superar pressão imposta. O jogo começou a ser sofrido, com o Bahia sem saber sair para o ataque e com a sensação de que o empate viria, até pelo cansaço que o time demonstrou mais uma vez. Gilberto, voltando de lesão, deu lugar à Saldanha. Roger ainda tentou alterar o curso da partida, reforçando o meio com Jadson e Clayson nos lugares de Rossi e Rodriguinho, muito cansados, passando a jogar num 4312, variando para 433. Infelizmente as alterações surtiram pouco efeito visto que o Bahia não conseguiu impedir os avanços do RB Bragantino. O empate veio numa falta decorrente de um rebote mal tirado da defesa. Na cobrança Léo Ortiz apareceu sozinho e, no rebote de Douglas, empatou. 1-1.

Precisando de mais força ofensiva, Roger novamente mexeu na equipe, lançando Alesson e Zeca, para a saída dos extenuados Ronaldo e Capixaba. E essa alteração deu um gás novo ao time, principalmente com Alesson pela direita. Clayson ainda perdeu um gol inacreditável, chutando por cima quando estava de cara com o goleiro, após bela tabela com Élber pela esquerda.

Quando tudo levava a crer num empate, Nossa Senhora Tricolina novamente apareceu. Alesson avançou pela direita e conseguiu o escanteio. Na cobrança Élber colocou na cabeça de Ernando, que testou encobrindo o goleiro. 2-1 Bahia e um triunfo muito importante para dar tranquilidade ao treinador e ao elenco. 

Antes de fazer as análises individuais, importante destacar que Flávio recebeu uma proposta excelente do time turco Trabzonspor, que ronda o montante de 7 milhões de reais e dificilmente continuará no clube. Pelo momento atual da economia mundial pós-COVID, retração do mercado do futebol, idade do atleta e desempenho, além do enorme déficit que o Bahia tem (na casa dos 60 milhões), entendo que a sua saída é até necessária. Acredito que Ramon passe a ter mais oportunidades quando retornar de lesão. Além disso, outro atleta que não foi relacionado também está em negociações para sair do clube. Fernandão tem sido especulado por times turcos e sua saída seria importante para aliviar a folha salarial em quase 2 milhões de reais.

Mais 3 pontos na conta. Faltam 39 pontos para podermos pensar em alguma coisa maior. E por fim, gostaria de elogiar o discurso de Ernando após a partida, aproveitando para me solidarizar com sua família e com todos que sofreram algum tipo de dor por esta pandemia. Só através de proteção, respeito ao próximo e distanciamento social diminuiremos a proliferação do vírus. Tenham consciência e se cuidem. Ainda está longe de acabar.

Douglas – Não teve culpa no gol. Fez uma partida segura.
Nino – Foi bem na defesa, mas novamente não esteve bem na parte ofensiva. Com 2 volantes defensivos, precisa caprichar mais nos passes, para ser a válvula de escape.
Ernando – Não só pelo gol, mas também pela atuação, melhorou o nível de combate da zaga. Como já havia explicado antes, vai mais ao confronto do atacante, o que é importante, cortando bolas que certamente levariam perigo ao gol tricolor.
Juninho – Sua atuação foi bem mais segura hoje. Talvez por não jogar tão exposto, visto que o Bahia jogou com suas linhas mais baixas do que o habitual, talvez por ter jogado de forma mais simples, sem querer complicar os lances. E fez um belíssimo gol de cabeça. Espero que seja um ponto de partida para atuações que justifiquem novamente o valor pago ao Palmeiras.
Capixaba – Fez uma partida segura. Artur, que muitos torcedores do Bahia tinham receio de desequilibrar por aquele setor, pouco produziu. E ainda foi feliz na boa cobrança de escanteio do primeiro gol.
Ronaldo – Novamente fez um jogo muito interessante. Fez bons desarmes, soube impedir os avanços do alvinegro de Bragança Paulista por dentro, controlando a entrada da área. Talvez precise se adaptar a chutar mais em gol e chegar na frente, caso Flávio não continue no time.
Gregore – Uma das surpresas da escalação inicial, fez uma partida bem melhor defensivamente do que vinha fazendo. Marcou bem, desarmou muitas bolas e espero que volte a jogar bem, pois é um dos principais ativos do time. Ofensivamente pouco contribuiu.
Élber – Foi bem, assumindo a responsabilidade após a saída de Gilberto e Rodriguinho. Foi decisivo, criando as chances de Clayson e batendo o escanteio para Ernando já nos acréscimos.
Rossi – Fez mais uma partida razoável, do ponto de vista técnico e tático. Muita entrega e luta mas que não se traduziram em muitas jogadas de gol. Ajudou muito defensivamente, diminuindo as ações do adversário pelos lados.
Rodriguinho – Tecnicamente mostrou bons pormenores e seu entrosamento com Gilberto irá trazer muitas alegrias ao Bahia. Esse esquema, com ele mais próximo da área, é o que faz ele render mais. Seu preparo físico precisa melhorar, para aguentar mais do que 60, 70 minutos.
Gilberto – Sua volta é fundamental ao time. Dá mais confiança aos colegas, leva perigo aos adversários e consegue dar sequência nas jogadas criadas para o centroavante, algo que não estava acontecendo. 
Zeca – Entrou e não comprometeu. Será importante neste Brasileirão, pois tem bom passe para qualificar a saída de bola.
Jadson – Entrou e errou muitos passes. Na ausência de Flávio será mais utilizado e precisa logo mostrar futebol. Ramon pede passagem nesta função.
Alesson – Entrou e deu trabalho pelo lado direito do ataque. O escanteio que ocasionou o gol de empate saiu de seus pés.
Clayson – Não entrou mal na partida, Até conseguindo ganhar alguns lances pelo lado esquerdo do campo. Mas não pode perder um gol daqueles. Fez toda a jogada, recebeu limpa e chutou de forma displicente para o alto. Dava até para tocar para Alesson. Pelo investimento feito é um jogador que precisa entregar muito mais.
Saldanha – Entrou e brigou bastante. Vai nos ajudar.

Roger Machado – Pelos desfalques de última hora foi bem na montagem do time e estratégia para vencer a partida. As mudanças foram interessantes, mas não surtiram o efeito necessário, muito pelos passes errados que não municiaram o ataque para fazer o 2-0. Precisa ajustar alguns posicionamentos e saídas de bola, mas acredito que esses 11 de hoje sejam os titulares nas próximas partidas.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes