é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 4 de junho de 2023 às 23:28 por Manuelito Magalhães

Manuelito Magalhães

Montanha Russa

Viver entre o céu e o inferno já é um hábito para o torcedor tricolor. Vivemos sempre entre o tudo e o nada, entre a felicidade completa da ascensão e o desespero diante da queda. Melhor exemplo disso não poderíamos ter do que o atual momento do Bahia. Há quem diga que são quatro jogos sem perdermos. E quem afirme que são sete jogos sem triunfos. Entre alegrias e tristezas, vamos tentando ir de “menos a mais”, como já disse mister Paiva. Por enquanto, “menos” demais…

No mundo real, a torcida vem encarando o inferno no Campeonato Brasileiro com uma sequência de derrota para o Santos e Internacional, fora de casa. Derrota para o Flamengo e empate com Goiás, na Arena Fonte Nossa. O céu tem aparecido na Copa do Brasil, onde após dois empates com o Santos, conseguimos a classificação nos pênaltis. Não sem antes sofrermos ao tomar o gol de empate no segundo jogo aos cinquenta minutos do segundo tempo, mas prevaleceu a estrela de Marcos Felipe apesar de toda a desconfiança da torcida em relação a ele. E, para dar uma cor mais azul ao nosso céu, arrancamos um empate contra o Fortaleza no último sábado, jogando com vários desfalques: Jacaré e Biel que nem viajaram, Victor Hugo que saiu no início da partida e Ademir, que deixou o jogo no segundo tempo.

Também a relação entre os torcedores e o time vive altos e baixos. Cicinho, de execrado, já se transformou no melhor em campo, pelo desempenho contra o Santos e contra o Fortaleza. Ryan, antes esperança, já é alvo da insatisfação geral, assim como Arthur Sales, Everaldo, Kaiky e Diego Rosa. Mas, nada supera a bronca do torcedor com Renato Paiva e suas escalações equivocadas, embora nas duas últimas partidas, nosso treinador tenha optado pelo feijão-com-arroz (ou seria bacalhau-com-batatas?). Agora, pode ser que as contusões ajudem Paiva a encontrar um outro esquema tático, abandonando o 3-5-2 por um 4-4-2. A necessidade, nesse caso, pode fazer um novo time, com as peças melhor encaixadas, principalmente no meio de campo com Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly.

Diante de tantos jogadores no departamento médico com prazo de recuperação medido em meses e com tantas peças sem render o mínimo esperado, é natural que as expectativas dos torcedores se voltem para a próxima (e última) janela de contratação, que se inicia em 3 de julho e vai até 2 de agosto. Se antes essa janela era vista como uma forma de cobrir necessidades pontuais da equipe, agora é a tábua da salvação para um time que anda acenando para a zona da degola na série A e precisa desesperadamente se colocar como uma equipe competitiva, capaz de acumular pontos, passados quase 25% do Brasileirão.

Importante notar que o prazo acima existe para a inscrição de jogadores. Ou seja, não é preciso esperar quase 30 dias para começar a contratar. Os jogadores podem chegar e começar a adaptação, além de receberem orientações da comissão técnica e realizarem treinamentos com as demais peças da equipe. Isso é especialmente relevante porque em 12 junho se inicia uma nova data-Fifa, com o campeonato brasileiro sendo paralisado até 20 de junho. Ou seja, o tão solicitado tempo para os treinamentos desejados pelos técnicos. Caso os reforços não cheguem a tempo, já até podemos antever as desculpas de Paiva…

O Bahia precisa de, pelo menos, cinco reforços. Um lateral direito e um esquerdo, um meia armador, um centroavante e um atacante de beirada. Mas, jogadores que venham em boas condições físicas e prontos a disputarem posição na equipe titular. De reservas, estamos cheios. Tá hora do grupo City provar que seu scouting voltado para o recrutamento de jogadores é bom mesmo, pois na janela anterior deixou mais dúvidas que certezas. BBMP!!

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes