é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 10 de maio de 2010 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Muito interessante são as pesquisas

Muito interessantes são as pesquisas, pois elas até me dão norte para entender que não estou errado quando escrevo sobre o time do Bahia, que não acho ruim, mas que precisa de reforços. Ora, se o setor de armação não cria, como é que o ataque faz gols? É aí que reside o grande problema – não há um meia armador como foi Fito Neves, só para exemplificar. Esse seria Rogerinho, mas parece que está fora de forma ou esqueceu o futebol que o credenciou ao Bahia.

Vamos numa análise sintética. No gol dá até para segurar as pontas, mas seria ótimo se viesse um goleiro desses que impõem respeito ao adversário. Nas laterais o Bahia está bem servido dentro dos padrões da Segunda Divisão. No miolo da zaga, com a efetivação de Alison, não há o que reclamar. Quando Alison joga o sistema defensivo vai muito bem.

Na frente da zaga, o chamado meio de contenção, talvez fique melhor com Marcone e Leandro, porém há perda na qualidade do passe. O Bahia perde muita bola no momento desse passe. Não sei se Bruno Silva ou Willames daria mais qualidade, é um ponto para reflexão. Porém quando Alison vai à frente tem mais qualidade na saída com a bola e no passe, por isso essa deficiência poderá não ser sentida já que Marcone supre bem a defesa quando das incursões de Alison mais à frente.

O jogador cerebral na criação das jogadas é que faz a diferença em qualquer time de futebol, vide Ganso no Santos, por exemplo. No Bahia essa diferença não está existindo uma vez que Rogerinho não está bem. Renato precisa dar oportunidade ao pessoal da base ao invés de ficar ansioso por contratações. Até precisa, mas… Quem? Tomara que Rogerinho volte a ser aquele jogador que foi no Fortaleza ano passado. Ananias é imprescindível ao time, mas não é o “garçom”.

Jogar com dois centroavantes não é solução pra nada! Mendes e Gral têm características díspares – um se mexe muito em campo, o outro joga mais “parado”. Ou vai ser um ou outro o titular, os dois não dá. Gosto mais do estilo do Gral pela sua mobilidade, é um jogador do tipo que a torcida gosta e encarna a tradição do Bahia, em garra.

Mendes, parece, resolveu dar uma parada para se cuidar mais… Em boa forma é um jogador de muita utilidade. No Juventude, apesar do rebaixamento, ele fez uma excelente campanha e talvez só ele tenha se salvado perante o torcedor do clube. É bom na bola pelo alto e se coloca bem, sabe fazer gols. Tomara que recupere a plenitude da forma para os seus 34 anos.

Não creio que haja jogador para a posição de centroavante, disponível, melhor do que o Bahia tem. É claro, se aparecer algum tem de trazer urgente! Mas para ser titular, ao contrário disso não é preciso, melhor então trabalhar o que se tem dentro de casa.

Na coluna da semana passada eu disse que o Bahia tropeçou muito mais na falta de comprometimento do que na parte técnica durante o campeonato baiano. É a minha opinião e dela não abro mão. Se o grupo que aí está quiser ganhar alguma coisa precisa fazer de cada jogo uma decisão. Acho que, o que havia para ser dispensado já o foi. Agora é tentar os reforços que Renato pede com alguma insistência e fechar o grupo em torno do objetivo maior.

Ouvi muita gente dizendo, após Bahia x América, que o time do Bahia é muito fraco. Não é assim, só precisa ser reforçado com qualidade – mais ou menos uns quatro, até pela jornada ser grande. Na Segunda Divisão, qual o time superior tecnicamente ao Bahia? Pode até haver times mais entrosados, o que é bem diferente de qualidade técnica absoluta. Então é isso, não foi um primor, mas já se garantiu três pontos na saída da bola.

xxx

Bruno Cezar, aqui no Bahia um centroavante promissor da base. O São Paulo viu o potencial do jogador e o levou (…). Não deu certo lá. Foi para no Santo André, que estava montando um time novo. O bom técnico Sérgio Soares o colocou como meia e foi sucesso… Bruno Cezar está contratado pelo Corinthians, onde se fala que será o titular. Por isso é bom cuidar de Maurício, Vander, Bebeto, Willames e outros.

São por essas e outras que acho a Copa do Nordeste de uma utilidade enorme! Em boa hora foi restabelecido o Nordestão. Certamente o Bahia vai revelar muita gente boa e dar oportunidade aos que precisam. Passo então a acreditar num futuro brilhante para o futebol nordestino.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes