é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Manuelito Magalhães
Publicada em 07/11/2021 às 20h42

Noite de Gala

O Bahia entrou em campo contra o São Paulo para confirmar que vivia em um momento diferente e melhor após a chegada de Guto Ferreira, bem como para espantar a preocupação da torcida surgida com os empates contra Ceará e Juventude. Jogando no final do domingo e sabendo a combinação dos resultados da rodada antes do apito inicial, o Bahia sabia qual resultado que lhe seria mais favorável. E não fez por menos, foi buscar o triunfo.

Por falar em torcida, essa viveu nos últimos dias momentos de angústia, tanto pela arbitragem equivocada (para dizer o mínimo) de Paulo Roberto Alves Júnior, quanto pelos bons resultados obtidos na 29ª. rodada por nossos concorrentes diretos à permanência na série A. Não sou de reclamar de arbitragem nem acredito que haja conspirações contra nosso time, simplesmente acho que nossos árbitros são mal preparados. Tudo o mais é decorrência disso.

No caso desse jogo contra a Chapecoense, fiz questão de verificar os áudios liberados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no último sábado, particularmente por conta do pênalti a nosso favor, não marcado, no lance de Ronaldo. Após ouvir a comunicação entre a equipe do VAR e o tal de Paulo Roberto, é forçoso reconhecer que o cidadão não é só mal preparado, ele não tem qualquer condição psicológica de comandar uma partida, lhe faltam equilíbrio e segurança necessários para se impor durante o jogo, levando-o a ser autoritário. Imagino o jogador em campo tendo que se submeter à incompetência e à falta de lhaneza no trato. Difícil se segurar.

Voltando à disputa contra o São Paulo, o Bahia fez uma partida quase perfeita, impondo seu jogo contra um adversário que está longe de ser uma equipe de recursos limitados, apesar da posição que ocupa na tabela do campeonato. Com a volta de Mugni, Nino e Matheus Bahia, Guto pode escalar seu time titular e apresentar uma equipe com volume ofensivo e segurança defensiva.

Foi uma partida tensa, como deverão ser todas até o final do campeonato. Com os dois times precisando ganhar, mas não podendo perder, a partida tende a parecer com um jogo de xadrez em que os oponentes arriscam pouco e só abrem mão do empate se a oportunidade que surgir valer o risco. Mesmo assim o Bahia buscou sempre o gol adversário, particularmente a partir da segunda metade do primeiro tempo e assim continuou até fazer o gol, aos 32 minutos do segundo tempo.

Com garra e “mordendo” todas as bolas, esse apetite tricolor foi premiado quando “touro” Rossi, que havia entrado minutos antes após longo período de recuperação, acertou um chute no ângulo, abriu o placar e deu a tranquilidade necessária para segurarmos o triunfo. Rossi, com um belíssimo gol, encerrou uma noite de gala do tricolor, que agora se distancia em seis pontos da zona temida do rebaixamento. E, melhor, começa a se aproximar da disputa por uma vaga na Sulamericana.

O Bahia segue vivo no Brasileirão. E muito se deve ao trabalho do técnico. Guto concluiu sua sétima partida, sem perder (quatro empates e três triunfos) e tendo levado apenas um gol. É um outro time que em nada lembra aquele amontoado de jogadores das partidas anteriores à chegada dele ao comando tricolor. Vale ressaltar a incrível partida de Juninho Capixaba que, enfim, encontrou um espaço no campo para apresentar seu talento sem comprometer o setor defensivo, como ocorria quando jogava na lateral esquerda. Como dissemos acima, foi um jogo equilibrado, decidido nos detalhes. E um destes detalhes foi a excelente apresentação do goleiro Danilo Fernandes, que evitou o empate do São Paulo, no chute de Benitez. Mais uma vez, nosso sistema defensivo não comprometeu, com Luiz Otávio e Conti fazendo outra boa partida. A volta de Mugni deu solidez ao meio campo. Raí e Gilberto continuam sendo nossas melhores opções de ataque, mas o retorno de Rossi vai dar dor de cabeça a Guto Ferreira. Um bom problema para ele resolver nos próximos dias. Seguimos na luta! BBMP!!

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.