é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 28 de outubro de 2025 às 16:07 por Djalma Gomes

Djalma Gomes

O Bahia é Realidade Que Assusta

O Bahia é realidade que assusta, que faz aflorar a inveja na vizinhança e frustra quem estagnou na retórica tupiniquim de que vender o clube é o mesmo que vender a alma. Nem trato ainda dos resultados no campo de jogo, isso será consequência do que se prepara agora para o futuro próximo. Trato sim da infraestrutura que possui o Tricolor para construir esse futuro de porte realmente invejável. Imagino que a choradeira dos olhos “seca pimenteira” evolua para a frustração desesperada porque os espasmos já podem ser notados – não raro, aparece algum destrambelhado, movido por sentimentos negativos, para dar asas à inveja imaginando impedir que aconteça o Bahia que ele não deseja ver.  

Há pessoas que pagam dez para o próximo não ganhar cinco. Um provável arrendamento da Fonte Nova, pelo Bahia, incomoda demais a tribo tupiniquim. Todavia, para o Bahia importante é poder deliberar sobre o uso do equipamento de forma autônoma e sem interferências – é claro que isso deverá acontecer em 2028, mas vai. Entendo que não é fácil para os coirmãos assimilarem o pesadelo que se tornou o Esquadrão desse quarto de Século e que, pela simples forma da realidade, terão que aplaudir futuramente.  

O anúncio oficial do City Football Academy Bahia, previsto para ser inaugurado em 1º de janeiro de 2028 – aniversário do Bahia –, despertou de vez a revolta da mentalidade retrógada dos adversários, entretanto, esses terão de aprender a conviver em paz com o Bahia porque este será a referência de modelo para as gestões de outros clubes Brasil adentro, especialmente do Nordeste. 

A presença em Salvador do homem de aço do City Football Group, Ferran Soriano, foi fundamental mais uma vez porque passou uma mensagem de segurança e tranquilidade no tocante ao futuro do Bahia. Presente como protagonista no anúncio do City Football Academy Bahia, no vestiário antes e depois dos jogos do Tricolor, no evento de inauguração de mais uma loja de produtos com todas as marcas do conglomerado, de forma simples e atencioso, Soriano demonstrou a importância do Tricolor de Aço no contexto do Grupo City.    

No livro A Bola Não Entra Por Acaso, autoria do Ferran Soriano, cuja principal mensagem ensina a quem busca a gestão de sucesso que “o futebol não depende da sorte – assim como em outras áreas –, mas sim da abordagem e estratégica consistente”, é notável a gestão visionária de Ferran Soriano que fez o Barcelona se tornar uma marca global e atualmente é essa potência europeia com tentáculos no mundo inteiro. Foi assim também que Ferran transformou o Manchester City nesse gigante do futebol mundial e, no Brasil, Soriano rege à distância a orquestra que dita o ritmo que segue transformando o Bahia – SAF numa futura real potência.  

O Futebol no Bahia já progrediu muito nesses quase dois anos e meio, é só olhar pelo prisma da sensatez – e não pelo som das cornetas – e pela sustentabilidade do projeto, além da estabilidade estrutural que facilita o crescimento do clube e passa uma imensa confiança à nação Tricolor e ao próprio estado de uma região inteira que outrora nem sonhava com tanta grandeza. Não é o simples fato de ser SAF que faz de um clube uma potência, sim a competência de saber encontrar o parceiro investidor ideal para confiar-lhe o destino da SAF com a certeza de um futuro realizador.  

Se nas dependências do futuro CT, na Av. Metropolitana, alguns monstros sagrados da história do Bahia forem homenageados com bustos, Guilherme Bellintani deverá estar presente nessa galeria de honra ao mérito. A importância de Guilherme para o Bahia e sua nação só será compreendida na sua plenitude quando o futuro contar a história, porque agora as pessoas não estão suficientemente maduras para lidar com a evolução que ora acontece no Bahia, porque é tudo como se fosse um sonho. O Bahia já é um portal de referência no Brasil como a melhor Sociedade Anônima de Futebol- SAF. 

É verdade que o anseio do torcedor é por um grande time de futebol, pois, o atual que se apresenta com bons resultados, se olharmos pela solidez da classificação na tabela, ainda assim não agrada à torcida com a sua performance fora de casa. Porém, a evolução de ano para ano não deve ser negada pelo torcedor. Sendo assim, em 2026 teremos um time de futebol muito mais consistente do que o atual. É por esse prisma que o torcedor deve enxergar a evolução no passo a passo cronológico do projeto, onde tudo é planejado para dar certo.  

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem foi o melhor jogador do Bahia na temporada 2025?
todas as enquetes