é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 31 de outubro de 2011 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

O risco existe

Foi uma tarde/noite muito triste para a torcida tricolor essa do dia 30 de Outubro. Não digo nem pela derrota em si contra o Figueirense, já que perder, empatar, ganhar, faz parte do jogo. O problema é como se perde, o que se pode esperar daqui pra frente quando o campeonato afunila e não se tem mais tempo para erros, esse é o problema. A expectativa é na mesma intensidade: se safar da degola, ou ser degolado… O risco existe.

Alguém de sã consciência não pode estar achando que o Bahia já se safou, mesmo considerando que Ceará, Atlético PR, Avaí e América de Minas já estão praticamente definidos na série B de 2012 pelos seus próprios méritos, e nem digo isso por achismo debochado, digo por que esses times estão cumprindo campanha abaixo de quaisquer expectativas otimistas – porém, que o Bahia não tome a vaga de ninguém!

O Esquadrão – quanta saudade… – que estava há duas rodadas atrás com uma campanha razoável neste segundo turno, perdeu feio para o Vasco e “entregou” o jogo para o Figueirense infantilmente.

O que fica pior em tudo isso é o estilo tático de Joel ao usar quatro cabeças de área – uma forma medonha de ser treinador. Será que vou sentir saudades de René? Falta já sinto a essa altura, até pela ausência de gols. Onde já se viu um time sem meia de ligação ter ataque que funcione? Pra Joel existe esse time.

O Bahia está sendo treinado como time pequeno, joga sempre atrás, metodicamente atrás, por filosofia de Joel. O elenco é de razoável para bom, e na mão de um treinador mais ousado, e com o mesmo conhecimento de Joel – paradoxal, mas é assim –, poderia estar ali pelo décimo lugar tranquilamente.

Há que se dizer que Carlos Alberto ao vir para fazer a diferença e qualificar do meio pra frente o time, fez exatamente ao contrário; simplesmente se tornou peça decorativa no Fazendão, quando deveria ser referência.

Insistir com Jones e Reinaldo é brincadeira de mau gosto com a torcida, esses aí não estão ajudando em nada, e muito menos justificando suas escalações por Joel. Lembro-me de quando o Bahia tinha em suas fileiras um goleiro de nome Alex Guimarães e Joel de tanto insistir com ele acabou deixando de subir o Bahia, em Recife, contra o Santa Cruz.

Repetir um feito bisonho como aquele – desta feita com Jones e Reinaldo – é o mesmo que assinar um atestado de incompetência e dá um adeus ao Bahia para sempre… Mas não é isso, Joel, que espero de você, acho-o inteligente e sei que vai jogar contra o São Paulo de forma brilhante. O que não pode é persistir na teimosia, e se pode, não deve.

Que Camacho não seja a continuidade dos erros em detrimento do próprio Carlos Alberto – parece que volta contra o S. Paulo –, e de Lulinha também. Madson, já passou da hora de estar nesse time aí, e a contratação do centroavante Reis precisa ser justificada.

Fato é que a cabeça esquentou nesta segunda feira devido à ressaca retada dos maus (…) resultados acima dos normais.

FÁBIO

Mota, disse-me há algum tempo, que Fábio precisava de mais massa física para estar apto ao time principal… Eu acho que craque em potencial precisa mesmo é colocar em prática o que sabe. Neymar quando começou era mais franzino que Fábio. O próprio Gabriel tem físico de pernilongo, Ananias é baixinho e franzino, às vezes joga até de centroavante e faz gols de cabeça…. Acho que falta mesmo é confiar nesses jovens da Base e começar a colocá-los para jogar.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes