é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 20 de maio de 2011 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Ora, direis, ver estrelas!

Mesmo não tendo concluído nem mesmo freqüentado o curso de “meteorologista das desgraças antecipadas”, senti-me, de certa forma, provocado pelo teor da mensagem do técnico René Simões dirigida ao torcedor tricolor (eu me incluo aqui com certeza) e publicada em 17/05/2011 em todos os sites e blogs e posts e jornais eletrônicos, desde “O Alvitre”, de Nazaré das Farinhas, até o “Pravda”, da Estação Espacial MIR (embora “pravda” seja “verdade” em russo, aqui nesse texto essa palavra está colocada como uma mentirinha só para exagerar o fato; uma hipérbole, se me permitem o recurso literário).

Como eu já estou familiarizado há muito com o estilo filosófico de René Simões, nem devia me abalar com suas máximas oriundas de “pensadores” das mais variadas estirpes – geralmente do nível douto e profundo de um Luiz Marins, um Roberto Shinyashiki, um Paulo Coelho, etc. Mas fiquei curioso com a frase posta entre aspas logo no início da mensagem do técnico: “O segredo do sucesso é saber enxergar as estrelas em dias nublados”. Que negócio impactante, rapaz! Parti então para uma busca googleada referente à autoria dessa pérola.

Para minha surpresa, dos 3170 resultados obtidos na busca, todos os que continham a frase em questão se referiam ao contexto e conteúdo da mensagem do próprio René. Não é lícito nem científico nem lógico supor que René seja o autor de uma frase que ele colocou entre aspas em seu texto. Mas de qualquer forma, mesmo que tenha sido um lapso estilístico do “professor”, o que me interessa é a semântica, o sentido do enunciado, independentemente de quem possa ser o autor.

Analisemos: quer dizer que para ter sucesso na vida em geral (no futebol, em particular) eu preciso enxergar as estrelas num dia nublado? Estamos falando num dia de 24 horas ou na parte clara do dia que se contrapõe à noite? Se for na parte clara, a única estrela que é possível de ser vista no céu é o Sol (a estrela-d’alva que às vezes pode ser vista durante o dia é, na verdade, o planeta Vênus) – nesse caso, “enxergar as estrelas”, assim no plural, não se aplicaria; se for um dia de 24 horas, melhor seria se referir logo à porção desse dia em que as estrelas ficam visíveis, que é a noite!!

Agora, mestre, me explique como é que a gente pode enxergar algo que está acima das nuvens, seja dia seja noite, se as nuvens estão tapando tudo? Se eu vir algo que não dá pra ver não vão me chamar de maluco? Isso não é uma alucinação? Ou uma mentira? Até mesmo a Teoria da Relatividade de Einstein, para ser comprovada durante um eclipse solar (uma exceção à regra da parte do dia claro, que fica escuro por um breve tempo), teve vários adiamentos porque o céu estava nublado nos pontos de observação do eclipse e se deveria enxergar e fotografar uma certa estrela no céu numa posição diferente da que ela deveria se encontrar naquele momento, demonstrando que o campo gravitacional do Sol desviava a luz da estrela. Será que Einstein e os astrônomos de então não tiveram sucesso na vida porque não conseguiram enxergar acima das nuvens?

Peraí, rapaz, você tá complicando propositalmente meu negócio! A coisa é mais simples. Eu estou falando metaforicamente. A palavra “enxergar” aqui não significa ver, avistar, divisar. Deixe de ser cartesiano! Eu usei enxergar no sentido de pressentir, ver além das aparências, ir além dos limites que lhe estão sendo impostos. Eu quero que a torcida pense alto. High standards, metas desafiadoras. Que os jogadores não fiquem obliterados, cerceados, que transponham os obstáculos e superem as vicissitudes que a vida lhes impuser. Entendeu?

Entender, eu entendi. Agora explique isso pra Jóbson e pra Marcone!

***

A citação que encontrei mais aproximada a “O segredo do sucesso é saber enxergar as estrelas em dias nublados” foi: “Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado” (Provérbio árabe).

Sugestão de citações para este momento em que estamos prestes a iniciar um campeonato em que as bolsas de apostas de Londres e os pontos de Jogo do Bicho da Barroquinha nos colocam como barbada para o rebaixamento:

O importante é o principal, o resto é secundário.
(Neném Prancha)

Prognóstico eu só dou depois do jogo.
(Vicente Matheus)

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes