é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Djalma Gomes
Publicada em 15/09/2022 às 11h19

Pelo prisma da Lógica

Pelo prisma da lógica, o Bahia não negou seu atual status; time sem tara para vencer fora de casa. Foi, como era de se esperar, derrotado mais uma vez bisonhamente. Ver Daniel girando 360° em torno dele mesmo para só após fazer o passe – nada objetivo –, tá chegando no limite onde se esgota a compreensão. Ter Jacaré como esperança, não combina nem vestido de verde. Ouvir Enderson Moreira dizer “acho que fizemos um primeiro tempo dentro daquilo que a gente queria”, só dá para o torcedor colocar as mãos na cabeça e exclamar; meu Deus, me ajude!! Tá difícil.  

Não tenho o costume de escrever uma coluna por semana, porém, a ocasião faz o “ladrão”. Faço uma menção à coluna da semana, antecedente ao jogo contra o Sport, onde digo que; no futebol nem sempre prevalece a lógica. Tomara que no próximo dia 12, segunda feira, não prevaleça a lógica.  Prevaleceu sim. Infelizmente. Para desespero meu e de toda a torcida, pois, constatamos que a lógica atual é verdadeira e não uma ironia. O Bahia não ganha nada fora de casa... 

Um time de futebol que folga 12 dias e sai para fazer dois jogos, vai muito mal escalado em ambos, e após um magro empate num jogo e derrota no outro, vem com a desculpa de que teve de fazer mudanças porque “os jogadores estão arrebentados, é o mesmo que dizer que o cognitivo do torcedor está na sola do pé. Estão aí mais 12 dias de folga na tabela... trabalha menos o preparo físico do jogador e ataca o coletivo com bola, ora! faça isso exaustivamente, porque é o que falta a esse time que vemos se debatendo tática e tecnicamente em campo. O preparo físico chega num ponto que basta uma leve manutenção, já que a base desse preparo é na pré-temporada. 

Agora é preparar nesses dias que temos pela frente para enfrentar o Operário, contando com nosso torcedor. Eu sei que nosso torcedor está ansioso para que aconteça rapidamente o acesso, mas o campeonato está se mostrando que vai ser difícil na reta final – disse Enderson. 

Creio que o treinador do Bahia está se mostrando capaz de fazer o campeonato se tornar difícil na reta final. No próximo jogo pode prevalecer sim, a outra lógica: o Bahia ganhar, ainda que na bacia das almas. Afinal o jogo é em casa. Vidal e Ytalo, são jogadores que já estão treinando há 30 dias, ou mais, por que não os utilizar? Se o jogador vem para ficar em pré-temporada, melhor não trazer. 

O Enderson que esteve no Bahia anteriormente era esse mesmo Professor Pardal que aí está. Juro que desta vez acreditei num Enderson despardalizado depois de ter passado por alguns clubes, sendo até campeão pelo Botafogo. Ledo engano; Enderson personificou na prática o lendário personagem de Walt Disney. Passou a ser inerente ao treinador do Bahia essas invenções absurdas – ou isso, ou não é Enderson Moreira. 

Se o leitor ver uma tartaruga em cima de um poste terá dificuldade para entender como ela chegou até ali. Assim é o Bahia, acho que ninguém consegue entender como ele está ali, na segunda colocação na tabela, mas é fato que está ali. E vai subir sim, pois, a briga está entre Vasco, Sport e Londrina. Ao Bahia cabe não perder batalhas no seu território, nem empatar. Serão 12 pontos dentro de casa. De acordo com a lógica da campanha Tricolor no segundo turno; ganhará os jogos em casa. Serão 12 pontos a serem disputado fora. De acordo com a Lógica; ganhará 2 pontos. 

Então, estamos falando de 65 pontos se o time Tricolor seguir dentro da lógica em campanha neste returno. Quaisquer outras hipóteses seriam anormais, como por exemplo; ganhar fora ou perder em casa. Futebol não é uma matemática exata, sabemos. É uma ciência inexata da matemática do futebol. Nesse patamar é que vejo o Bahia ascender com 65 pontos porque é onde ele chegará na tabela, diz a lógica.  Na pior das hipóteses tem de atingir 63 e ter, possivelmente, que decidir sua vida contra o CRB. Ou não. Depende dos concorrentes. 

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.