é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 8 de novembro de 2020 às 20:34 por Autor Genérico

Autor Genérico

Prendam os Suspeitos de Sempre






Casablanca é um dos ícones do cinema. A estória todos conhecem: Rick, personagem vivido por Humphrey Bogart, é dono do Rick’s Café, ponto de encontro da noite de Casablanca e endereço de toda sorte de ladrões, refugiados e políticos do Marrocos. Sujeito amargo, não conseguiu superar sua paixão por Ilsa Lund, vivida por Ingrid Bergman.   O filme narra o cotidiano da casa noturna em meio aos dramas humanos da segunda guerra mundial. Ficou famoso, sobretudo, por uma frase atribuída a Humphrey Bogart que, na verdade, ele nunca pronunciou: “Play it again, Sam“, ao supostamente pedir ao pianista da casa que tocasse, novamente, a música que marcara seu romance com Ingrid Bergman – As time goes by.

     Mas, é sobre outra frase famosa do filme que falaremos. Ao presenciar e intervir em uma briga ocorrida na casa noturna, o chefe de polícia grita ao seus subordinados: “Prendam os suspeitos de sempre!”. Pois bem, da ficção para a realidade, foi esta a frase que me ocorreu ao assistir aos últimos jogos do Bahia, quinta-feira passada contra o Melgar, na reabertura da Fonte Nossa e, domingo, contra o Botafogo, pelo início do returno do Brasileirão.

Entra jogo, sai jogo e as atuações já se tornaram bastante previsíveis. Élber e sua falta de “fome de bola” (com a licença do mestre Nélson Rodrigues); Rossi e seu voluntarismo pouco eficaz; Nino e sua incapacidade cruzar bolas na área; Saldanha e sua dificuldade em jogar de maneira simples. De bom mesmo, as poucas mexidas em que conseguimos variar taticamente a equipe na partida contra o time peruano, como colocar Daniel mais avançado e acabar com a solidão de Gilberto, além da entrada de Fessin como titular, para reforçar a parte ofensiva da equipe. Não é pouco.  Desde o retorno do futebol, é a maior alteração tática na equipe tricolor, que deverá prosseguir com o retorno de Rodriguinho ao time. No lugar de quem? Pela postura de Mano Menezes no jogo de domingo, ele entende que Daniel e Rodriguinho não devem jogar juntos. Uma pena. Dou pistas da minha preferência nas primeiras linhas deste parágrafo.

Apesar dos dois triunfos, o comportamento da equipe e de alguns atletas em especial dão, cada vez mais, a exata noção das limitações do elenco. Mesmo com a prorrogação do prazo para fechamento da “janela de contratações”, não tenho muitas esperanças de novos reforços que façam grande diferença para a segunda etapa do Brasileirão, mas serão imprescindíveis para a próxima temporada. Embora, olhando em retrospecto, não contestasse a maioria das contratações, é fato que não surtiram os efeitos desejados, assim como é evidente que a diretoria demorou a entender isso e a agir como tal. Não é mais hora para lamentações. Temos que seguir com esse elenco, torcer, apoiar e contar com um pouco de sorte, que não faz mal a ninguém, como no lance do gol contra o Botafogo. Mas, é hora também de estar atento e cobrar mudanças no departamento de futebol. Para isso, estamos (os bem-intencionados, claro!) em momento propício, em razão do período eleitoral no clube.

Voltando às duas partidas, os resultados foram bons, ainda que o futebol não encha os olhos do torcedor de alegria, mas Mano Menezes conseguiu dar algum equilíbrio ao sistema defensivo e encontrou uma formação ofensiva mais eficiente, avançando Daniel (depois, Rodriguinho), Fessin e Gilberto. Isso na partida contra o Melgar, já que no horroroso jogo contra o Botafogo, faltou futebol. A tal ponto, que é difícil até comentar…

Na prática, nos garantiu uma classificação na Copa Sulamericana, uma premiação mais que bem vinda e mais três pontos no Brasileirão. Cabe aqui usar a frase jamais pronunciada em Casablanca: “Play it again, Mano”! BBMP! Valeu Papáá! (nossa homenagem ao já saudoso Jotinha).

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes