é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 8 de setembro de 2014 às 00:00 por Vladimir Costa

Vladimir Costa

Quando a morte parece a melhor opção

Prometi a mim mesmo não falar mais do Bahia, principalmente do time em campo. Criticar a política de contratações e a maneira como o time joga sem poder indicar uma solução é muito fácil. Como sou péssimo até pra montar um time digno no Cartola FC, resolvi simplesmente me calar.

Contudo, a internet e os grupos de WhatsApp com seus vídeos bizarros não permitem que eu esqueça a situação deplorável do Bahia. Nas últimas semanas, recebi vídeos de execuções. Uma em particular, ocorrida em Manaus, mostra um cara de joelhos, cercado por outras três pessoas armadas. Uma mulher pega uma pistola, aponta para a nuca do sujeito e tenta disparar por duas vezes sem sucesso. Ela então troca de arma e por fim consegue executá-lo.

A cena é bizarra, perturbadora e o que mais ouvi de colegas é que, se fossem eles, nunca aceitariam aquela situação. Já que iriam morrer, ao menos tentariam fugir ou levar um dos algozes consigo.

Num primeiro momento eu concordei com eles, mas depois, refletindo, eu entendi o que passa na cabeça do condenado. Certamente, em outro momento ele tentou fugir, argumentar, ou mesmo lutar. Antes de ser levado ao local de execução, certamente ele foi agredido, humilhado, torturado a tal ponto que simplesmente desistiu de lutar, ou viu na morte uma alternativa melhor a seu sofrimento.

Depois de mais um jogo ridículo e do discurso do treinador, pra mim ficou evidente que o Bahia é um mero refém do Brasileiro 2014. Time ruim, fraco, feio, limitado, mal armado, sem alma, estamina, tesão, vontade, coragem, brios, qualidade e, principalmente, sem vontade de viver. Os jogadores entram em campo conformados com o que está acontecendo. Admitem que são ruins e que qualquer outro rival é superior a eles. O discurso repetido por 12 em cada 11 deles é o mesmo, sem contudo darem provas de esforço ou mesmo desejo de viver.

No passado, a desculpa era o excesso de medalhões, os salários atrasados e as barcas. Hoje, bem ou mal, todos recebem seus salários, mesmo com premiações atrasadas; apesar da permanência de Fahel, Titi e Lomba, não se vê mais notícias de barcas e panelas. O que explica esse time ter o pior desempenho desde o retorno à Série A? Maxi ter voltado à normalidade? A venda de Talisca? A contusão de Lincoln? Saudade dos tempos idos? Incompetência da diretoria.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes