é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 23 de abril de 2010 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Quero ver um show de arbitragem






Às vésperas de acontecer um jogo, que considero ser o jogo do ano para o Bahia, dá aquele friozinho na “espinha dorsal” e uma dúvida paira sobre a minha cabeça… O Bahia tem time melhor que o Vitória? Não sei, só sei que os dois nesse clássico entram exatamente iguais, se olharmos seus resultados nos últimos jogos pelo campeonato baiano. Engasgaram-se com Bahia de Feira e Camaçari, respectivamente.

Há um atenuante natural para essa igualdade, que é o fato de entre Bahia e Vitória, por tratar-se do maior clássico do Norte e Nordeste, não haver favorito. Quem jogar com mais inteligência e aproveitar as melhores chances do jogo será o vencedor. No Bahia a responsabilidade está agora com os jogadores. Salários em dia, repouso num resort afastado da “muvuca” que antecede o clássico, e ingressos esgotados sinalizando a presença da torcida garante o algo mais necessário aos jogadores.

Fica tudo então sob responsabilidade da Federação e do árbitro designado por ela, FBF. A responsabilidade de um não é menor que a do outro. Cada um que faça a sua parte da melhor forma possível. A torcida quer ver, também, um show de arbitragem.

Aliás, quando do jogo Bahia e o xará de Feira, o árbitro errou por ele e pelo de domingo próximo. Não cabem mais erros. A cota está esgotada. Tenho certeza que o departamento de árbitros cuidou muito bem desses detalhes durante a semana e as torcidas de Bahia e Vitória podem ir em paz quanto à arbitragem. A torcida do Bahia, especialmente, espera que o raio não caia pela segunda vez no mesmo lugar. Precisamos de bons acontecimentos.

O que precisa ficar claro e acima das politicagens é que a Bahia precisa de representantes fortes no campeonato brasileiro. Não raro, fico uma arara quando não vejo nos canais de televisão, a nível nacional, especializados em futebol e demais esportes sequer mencionarem o futebol da Bahia… Mas, pensando bem, que motivo há para se falar do futebol baiano, exceto quando há algo desabonador? Nenhum.

Veja o leitor que Minas e Rio Grande do Sul estão sempre nos noticiários. Isto se deve ao modo como o profissionalismo é tratado por aquelas bandas. Internacional e Grêmio, costumeiramente, estão recorrendo à contratação de jogadores argentinos, uruguaios, paraguaios etc. Todos de bom nível técnico e até acima da média. Por que aqui não é assim?

Particularizando o Bahia, a vinda de Paulo Angioni pode estar sinalizando essa nova época profissionalizada. Não é uma questão de otimismo exagerado deste colunista, é uma realidade que se aproxima pra valer – quer queiram ou não a galera do quanto pior, melhor – do Bahia.

O futebol há muito tempo já não comporta amadorismo maciço como o de antes. Justiça seja feita a Antonio Pithon, ex-presidente do Bahia, que falava isso à época, e o viram como um empresário em dificuldades financeiras querendo apenas um emprego…

O Bahia tentou com Paulo Carneiro nesta gestão e não deu certo. Desde então o presidente Marcelo Filho não parou de procurar esse gestor, e me disse, à época, que iria fazer de tudo que fosse possível para trazer Bebeto de Freitas ou Paulo Angioni. Os dois e mais outro, falha-me a memória, foram consultados e a possibilidade dessa contratação passou a ser real. Pegava em detalhes e pendeu definitivamente para Angioni. Até que, finalmente, depois de inúmeras negociações, este aceitou o desafio.

Continuo, sim, apostando num futuro muito bom para o Bahia, porque acredito no profissionalismo, sempre clamei por isto. Se há vontade as coisas acontecem, e a vinda de Paulo Angioni, que pode até não dar certo por aqui, foi um bom acontecimento para o Bahia.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes