é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 26 de setembro de 2023 às 14:10 por Alan Vasconcelos

Alan Vasconcelos

Um lembrete: nunca duvide do Bahia






Estamos em uma terça-feira de setembro e ontem (25) o Bahia entrou oficialmente na zona de rebaixamento após o Vasco vencer seu jogo atrasado contra o América. A situação é preocupante e pode até ser tratada como amedrontadora, mas não é o fim da linha e ainda faltam 14 rodadas. O Esquadrão já entrou no Z4 uma vez e conseguiu sair, não será um absurdo caso isso aconteça novamente.

Dito isso, gostaria de enfatizar minha crítica a uma parte da torcida.

Tenho visto muitos torcedores emocionados dizendo que o Bahia caiu no jogo contra o Santos e isso me deixa incrédulo. Que tipo de torcedor é esse que decreta a morte do seu time faltando tantos jogos para o fim do campeonato? Certamente foi o mesmo que afirmou que o Bahia não subiria após os empates contra o Guarani e Vila Nova na Fonte.

Aos que fazem parte desse grupo de torcedores, os pergunto: por acaso vocês começaram a assistir futebol agora ou só esqueceram da história do clube que vocês dizem torcer? Não lembram que em 2007 a classificação para a fase final da Série C era tida como IMPOSSÍVEL? Tão impossível que veio com um gol aos 50 do segundo tempo!

Um dos nossos lemas é “nunca duvide do Bahia” e sei que muitos de vocês amam dizer isso quando o clube faz o impossível acontecer, mas também sei que são poucos os que realmente não duvidam e que verdadeiramente podem usar essa frase.

Lembro da final do Baiano de 2015 como se fosse ontem (existem momentos melhores, mas esse foi o que vivi). O adversário era o modesto Vitória da Conquista, mas o resultado de 3×0 favorável a eles na primeira partida fez com que boa parte da torcida achasse que o título já estava perdido. Durante a semana ouvi inúmeras vezes que o Bahia seria “bi-vice”, que era impossível reverter o resultado, mas mesmo assim acreditei no Bahia e o resultado foi maravilhoso: 6×0 e título garantido ainda no primeiro tempo.

Entendo que isso tudo é só uma forma de expressar o desespero e também valido a descrença que vocês possuem em relação ao elenco, mas é inadmissível decretar o rebaixamento de seu próprio clube ainda na 24ª rodada. Afirmar que o Bahia já caiu é o mesmo que decretar o falecimento de alguém que está hospitalizado e o equivalente a largar a mão de quem você ama. O “nunca duvide do Bahia” não é algo que pode ser dito da boca para fora e também não deve ser dito após o acontecimento do milagre, mas sim no momento em que a dúvida tende a ser o pensamento mais lógico.

Mas como vocês já devem saber, o futebol não é feito de lógica.

Que o lema “nunca duvide do Bahia” volte a inspirar a torcida a permanecer unida e esperançosa, independentemente das circunstâncias atuais. O futebol é imprevisível, supera o lógico e realiza o irreal e justamente por isso o próximo jogo, contra o Flamengo, por mais desafiador que seja, pode ser o começo de uma reviravolta emocionante.

Esqueçam o dinheiro que foi gasto pelo Grupo City, esqueçam o estrago feito por Renato Paiva e esqueçam que Cadu Santoro é o diretor de futebol do Bahia. Esses problemas não podem ser solucionados no momento. Concentrem-se apenas em acreditar no Bahia e em sua mística (que está adormecida, mas pode despertar a qualquer momento).

Aproveite o momento, “curta a viagem”, chore, lamente, xingue, critique e expresse sua revolta, mas nunca, jamais, em hipótese alguma duvide do Bahia. Nem por um único segundo

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes