é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 19 de agosto de 2013 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Um time de perguntas






O Bahia não ganhou de novo e jogou o futebol burocrático e sem inspiração que estamos vendo desde o último triunfo sobre o Flamengo. Sem nada de novo pra escrever, apenas me pego pensando em dúvidas para as quais não tenho respostas definitivas, mas formam uma escalação inteira de perguntas que me perseguem:

1. Por que o Bahia antes da intervenção insistia em não utilizar o padrão regular de uniforme? Camisas brancas, shorts azuis e meiões vermelhos. É lindo, é nosso, é tradicional. A administração anterior era estúpida em ignorar isso ou apenas desafiava a vontade de qualquer torcedor do time por razões obtusas?

2. Por que adotar uma numeração fixa tão esdrúxula? Tudo bem ter numeração fixa e isso pode realmente se refletir em ações de marketing (caso nosso clube tivesse um setor competente pra isso). Mas, números como 55, 37, etc., não vão fazer a cabeça de torcedor nenhum. Torcedor quer ver o seu centroavante com a 9, o goleiro com a 1, o volante com a 5. Que sejam números fixos, mas dentro de uma tradição cultuada do futebol. E não do futebol americano.

3. Por que não fazemos mais gols de cabeça? Ano passado eram vários gols, inclusive com os mesmos jogadores que ainda estão aí (Fahel e Donato, principalmente). Nesse Brasileiro, nenhunzinho. A resposta só pode ser uma: perdemos nosso cobrador mais competente (Gabriel) e nenhum outro está conseguindo ser minimamente eficiente (Talisca, Marquinhos, Wallyson, Hélder). Vamos treinar isso, Cristóvão! Porque com jogadores tão altos quanto Fernandão, Titi, Donato, Lucas e até Fahel, que é ótimo cabeceador, não podemos perder essa arma de ataque.

4. Cadê Feijão? Feijão entrou na suspensão de Fahel e ficou com a vaga. Depois ele foi suspenso e a perdeu pro mesmo Fahel. Tudo bem, é do jogo. Mas já somamos quatro maus resultados, tendo levado seis gols nas três derrotas seguidas. Dá pra lançar o garoto de novo, Cristóvão!

5. Rafael Miranda sobe pra ajudar o ataque? Sobe. Ajuda? Nunca. Sua falta de categoria pra dominar a bola e chutar a gol é gritante. Ontem houve pelo menos duas chances claras de gol em que ele apareceu dentro da área e se enrolou no domínio ou no chute. Por isso, em jogos em que o Bahia precisa ir atrás do resultado ou enfrenta uma equipe mais fraca, sacá-lo e escalar um jogador mais qualificado pra atacar é primordial. Se Feijão não for esse cara, por que não tentar Freddy Adu ou mesmo Angulo? Eu ainda tentaria Talisca, mesmo canhoto. Ou variar esse esquema de três volantes e ser mais ousado.

6. Cadê Ítalo Melo? Cristóvão elogiou muito Ítalo Melo em entrevistas passadas. O garoto tem treinado bem? Por que nunca é nem opção no banco?

7. “Onde está Wallyson?” poderia ser uma coleção de livros ilustrados de sucesso. Contra o Santos, apareceu bem na área pra cabecear o ótimo cruzamento (Aleluia! Aleluia!) de Madson, mas cabeceou em cima de Aranha e ainda conseguiu perder o rebote. O resto do jogo, desapareceu.

8. Talisca é atacante? Pra mim, nesse atual esquema de Cristóvão, Talisca é pra disputar posição com Hélder, não com Wallyson. Não acho que Talisca é atacante. Perder sua boa visão de jogo e seus bons passes na meiuca é ruim, e exigir dele a força física de atacar e marcar o tempo todo não me parece viável. Mas acho que dá pra jogar Hélder e Talisca juntos, que tem qualidade.

9. Houve momento mais bonito na histórica recente do Bahia que essa Assembléia Geral de sábado? E goleada mais importante na história inteira do clube do que esses 3 mil votos a 6, ou coisa que o valha? Essa Assembléia deveria ter sido notícia nacionalmente, porque é um exemplo que vai muito além do âmbito esportivo – é um triunfo cívico.

10. Gênio ou teimoso? No Arena Sportv que Cristóvão participou, quando o Bahia estava em segundo, quatro rodadas atrás, Darino Sena e outros convidados exaltavam o treinador e o colocavam até, numa enquete deles lá, como o melhor da Série A. Quatro jogos depois, Cristóvão é alfinetado por seguir mantendo a mesma filosofia tática que o levou a colher todos os elogios anteriores. Eu entendo que o treinador deve buscar um padrão de jogo, e entendo que a imprensa é precipitada e adora um oba-oba de momento. Mas uma coisa é certa: Cristóvão precisa ter alternativas. Quatro jogos sem ganhar não pode ser aceito passivamente.

11. Por que a Nike trata o Bahia como resto? E por que o Bahia submeteu-se a esse tipo de tratamento? Submeter-se a isso é mais uma marca indelével da gestão patética que administrava o clube há anos. Só recebemos uniformes plagiados ou reciclados de outras equipes, além de virem sempre com atraso, fora de hora. E cadê as camisas retrôs, comemorativas e temáticas? Saudade da Lotto e do tratamento vip que o Bahia recebia. É só ver nas fotos da Assembléia Geral do dia 17, a quantidade de camisas comemorativas de 59, de 82, do gol de Raudinei, todas da Lotto. Venderam muito!

Que na próxima coluna possamos voltar a falar do oportunismo goleador de Fernandão, da raça dos volantes, dos passes preciosos de Hélder e Talisca, da categoria de Wallyson, da habilidade de Marquinhos, da participação vital dos laterais: resumindo, de mais um bom jogo com triunfo do Esquadrão.

A sequência é favorável (Náutico e Portuguesa – se bem que o Santos também fazia parte dessa sequência mamão-com-açúcar), e ainda tem a Sulamericana no meio pra colaborar com um bom momento tricolor no ano. Que será coroado com a primeira eleição realmente democrática do clube, prevista pro 7 de Setembro. Uma data que já é oficialmente simbólica para um momento que será concretamente memorável.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você gostou da camisa branca 2026 do Bahia?
todas as enquetes