é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Conheça o Azuriz, adversário do Bahia na Copa do Brasil

Notícia
Copa do Brasil
Publicada em 29 de março de 2022 às 15:39 por Victor de Freitas

azuriz1
Fonte: Divulgação / Azuriz

Em sorteio realizado na sede da CBF, o Azuriz foi definido como adversário do Bahia na terceira fase da Copa do Brasil. Conheça mais detalhes sobre contra quem o Bahia vai disputar uma vaga na quarta etapa do torneio nacional.

O Azuriz Futebol Clube é um clube paranaense que manda seus jogos na cidade de Pato Branco, mas que é sediado e tem seu centro de treinamentos em Marmeleiro, sudoeste do Paraná.

A equipe azul e branca está fazendo história em 2022 por ser debutante na Copa do Brasil. Logo em sua primeira edição, eliminou dois times de terceira divisão – Botafogo-SP e Mirassol. Este último, inclusive, que havia eliminado o Grêmio anteriormente.

Curta história no futebol

O clube foi fundado em 2017, através de um projeto desenvolvido por um grupo de investidores liderados pelo empresário Pedro Weber. Um dos nomes famosos que investem nesta equipe é o lateral-esquerdo Marcelo, da Seleção Brasileira.

O nome ‘Azuriz’ vem de ‘azure jay’, que é o nome em inglês do pássaro gralha azul, símbolo do clube.

Desde sua formação, o clube tem um projeto ambicioso e que é um de seus lemas: “ser o clube formador brasileiro de maior valor e reconhecimento até 2030”.

Em 2018, o Azuriz FC inaugurou seu centro de treinamento equipado com quatro campos e um alojamento para 64 atletas.

Projeto era atuar apenas como clube de base

Em sua criação, o objetivo dos investidores era trabalhar apenas na formação e agenciamento de jovens atletas para o futebol nacional e internacional.

Entretanto, o clube foi ‘forçado’ pelo regulamento da Federação Paranaense de Futebol a disputar pelo menos uma competição profissional por ano – no futebol baiano, por exemplo, não há essa exigência.

Início como clube profissional no cenário paranaense

Em 2019, o Gralha Azul estreou profissionalmente na Terceira Divisão Paranaense, chegando nas semifinais. Contudo, ganhou o acesso para a segundona estadual após desistência de outros clubes.

A partir de 2020, já com mais investimentos no futebol profissional, conquistou no campo o acesso para a elite paranaense.

Em 2021, a estreia na primeira divisão estadual foi marcada por investimentos ainda maiores na equipe. O resultado foi um oitavo lugar na primeira fase, garantindo vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2022.

Azuriz em 2022

Já neste ano, a campanha da equipe passou longe da tão sonhada classificação para a segunda fase. Terminou em décimo lugar, apenas uma posição à frente do Z-2.

Foram três triunfos, dois empates e seis derrotas, marcando sete gols e levando 13.

Na Copa do Brasil, venceu Botafogo-SP e Mirassol por 1×0.

Seu último jogo disputado aconteceu no dia 9 de março, contra o Mirassol. Portanto, a equipe paranaense passará mais de 40 dias sem atuar oficialmente até o jogo de ida diante do Bahia, no dia 20 de abril.

Primeira vez na Série D

Além da Copa do Brasil, a equipe paranaense fará sua estreia no Campeonato Brasileiro a partir desta temporada, já que disputará a Série D.

Com expectativas bem mais altas em relação ao início do projeto, o clube vê o acesso para a Série C como maior objetivo do ano.

A equipe foi sorteada no grupo A8 da Quarta Divisão, junto a times como Juventus-SC, São Luiz-RS, Cascavel-PR, Prospera-SC, Caxias-RS, Aimoré-RS e Marcílio Dias-SC.

Atleta tricolor jogou pelo Azuriz em 2021

O volante Rezende é um exemplo de captação de jogadores até então desconhecidos e que conquistaram sucesso defendendo as cores do Azuriz.

Em 2021, o meio-campista participou da campanha bem sucedida no Paranaense e foi contratado pelo Goiás. Meses depois, recebeu a oferta para defender a camisa do Bahia nesta temporada.

Time titular

Caio; Igor Bosel, Salazar, Vinícius Guarapuava e Jamerson Bahia; Natan, Rithely e Fabrício Oya; Berguinho, Rone e Hugo.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes