A CBF divulgou as datas-base da Copa do Brasil de 2026, trazendo mudanças na estrutura do torneio nacional. A principal novidade para o Bahia é o ingresso tardio na competição.
Com formato alterado em relação a anos anteriores, o Esquadrão entrará diretamente na quinta fase do certame, juntamente com todos os outros clubes que integram a Série A nesta temporada e não mais apenas os times que disputam Libertadores ou foram campeões regionais.
Quando o Bahia estreia na Copa do Brasil 2026?
Agora, os 20 integrantes do Grupo 1, que reúne todos os times da Série A, têm vaga garantida apenas a partir da quinta fase, independentemente de estarem em competições continentais ou não.
- As datas previstas para a estreia do Bahia na Copa do Brasil são os dias 22 ou 23 de abril, para os jogos de ida;
- Já os jogos de volta da quinta fase ocorrerão entre os dias 13 e 14 de maio.
Em qual momento da Copa do Brasil o Bahia entrará?
Na quinta fase, 32 clubes disputarão a sobrevivência no torneio: os 12 classificados das etapas anteriores e os 20 times da primeira divisão. Ou seja, será a fase “16-avos de final“.
Um sorteio definirá os confrontos, com a divisão das equipes em dois blocos baseada no Ranking Nacional de Clubes (RNC).
O Bahia, por estar de volta ao TOP-10 do Ranking da CBF, tem vaga garantida no pote 1 e poderá, inclusive, enfrentar um dos 12 times que virão das fases anteriores, de divisões inferiores à Série A.
Caso a vance nessa fase, o Esquadrão garantirá lugar na sexta fase, que já será a etapa de oitavas de final.
Ampliação do torneio e final em jogo único
A edição de 2026 da Copa do Brasil será a maior da história, contando com 126 clubes participantes, um aumento significativo de 34 equipes em relação ao ano passado.
Para comportar esse volume, a CBF dividiu os times em três grupos de classificação, sendo o Grupo 2 composto pelos campeões regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde) e pelos campeões das Séries C e D de 2025. O Grupo 3 engloba as demais equipes classificadas via estaduais ou ranking.
Outra mudança drástica no regulamento é a decisão do título.
Pela primeira vez, a final da Copa do Brasil será disputada em jogo único, marcado para o dia 6 de dezembro.
Em caso de empate no tempo normal, a definição do campeão sairá nas cobranças de pênaltis. O torneio segue garantindo duas vagas para a Libertadores, sendo uma direta para a fase de grupos e outra para a etapa preliminar da competição continental.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.