O Bahia está encarando o jogo de ida contra o The Strongest como uma verdadeira final; e de fato é. Entendendo as dificuldades geradas pela altitude – e que castigam os clubes brasileiros e até a Seleção –, o Esquadrão tem um planejamento especial que conta com uma série de profissionais e procedimentos pouco usuais em jogos fora de casa.
Através do departamento de Saúde e Performance, dirigido por Natália Bittencourt, o Bahia traçou uma preparação que inclui logística, fisiologia e até alimentação adaptadas exclusivamente para este confronto.
Bahia “subirá o morro” somente três horas antes do jogo
Quanto à logística, o Tricolor decidiu viajar para a Bolívia somente na véspera do confronto, ficando inicialmente em Santa Cruz de La Sierra, local onde não há grande altitude.
A ida para La Paz acontecerá somente três horas antes de a bola rolar.
O objetivo é de reduzir o conhecido Mal Agudo da Altitude (MAA), que é uma série de sintomas causados a uma pessoa que sobe altitudes elevadas. No caso da capital boliviana, será mais de 3.600 metros acima do nível do mar.
Essa subida causa redução da pressão atmosférica, o que, consequentemente, reduz também a disponibilidade de oxigênio, podendo causar dores de cabeça, fadiga, tontura, fraqueza e outros sintomas físicos.
Fisiologia, nutrição e alimentação especiais para o jogo
Não apenas o cronograma é especial, como também todos os outros setores da preparação de um time de futebol profissional antes de um jogo, como mostra o site Bahia Notícias.
O Bahia levará em seu staff um membro da equipe de fisiologia e também de nutrição.
Outra novidade é que o clube levará o próprio chefe de cozinha, como forma de ajustar a alimentação, que deve ser feita em menores quantidades e em mais ocasiões.
Troca de informações com clube parceiro Bolívar
Desde a definição do The Strongest como adversário nesta fase da Libertadores, o Bahia tem trocado informações com o Bolívar e obtido maior conhecimento das dificuldades causadas pela altitude a clubes que não estão acostumados a jogar nessa condição.
O clube parceiro é o maior rival do The Strongest e atua justamente no mesmo estádio que o Tricolor jogará.
A partida está marcada para terça-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no estádio Hernando Siles.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.