é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Atacante de 15 anos é destaque no sub-20 do Bahia; comparação com Endrick e olhar europeu

Notícia
Divisões de Base
Publicada em 15 de junho de 2024 às 17:15 por Victor de Freitas
ruan pablo, sub-20 do Bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

A nova metodologia de base adotada pelo Bahia a partir da chegada do Grupo City visa privilegiar o desenvolvimento dos jogadores, o que significa dizer na prática que as comissões técnicas vêm utilizando atletas mais jovens do que as respectivas categorias.

Desde 2023, Roger Gabriel e Sidney, ambos com idade sub-17, foram titulares e destaques da equipe sub-20 no título baiano e na disputa do Brasileirão da categoria.

Em 2024, há um novo talento. Este ainda mais jovem. Chama-se Ruan Pablo, atacante de apenas 15 anos, mas que já aparece como destaque na categoria para atletas de até 20 anos.

Quem é Ruan Pablo, nova joia da base do Bahia?

Atleta da geração 2008, Ruan Pablo completará 16 anos no fim de julho, mas já se firmou como uma peça importante para o time sub-20 do Bahia, comandado pelo técnico Rogério Ferreira.

Efetivado na equipe júnior em 2024, o atacante já contabiliza 17 atuações neste ano – incluindo Baiano, Copinha e Brasileirão sub-20 –, tendo sido titular em oito ocasiões.

São quatro gols marcados pelo jogador, todos eles pelo Campeonato Baiano da categoria, incluindo dois gols no triunfo por 2 a 0 na semifinal e um gol no triunfo por 1 a 0 no Ba-Vi de ida da final.

Titular na decisão pelo título, o atacante chama a atenção pelo desempenho em campo enquanto ainda está distante da idade máxima da categoria.

Olhar europeu para a jovem promessa do Bahia, comparação com Endrick e Vitor Roque

Apesar de só agora ter os holofotes voltados para si, pelos gols marcados na reta final do Estadual sub-20, Ruan Pablo já é um nome conhecido em um dos maiores centros do futebol mundial: Espanha.

O Diário AS, um dos maiores jornais da Espanha, publicou em outubro de 2023: “Ruan Pablo: outro fenômeno que está por vir”.

Na nota assinada pelo jornalista Jorge Garcia Hernández, é dito que que o atacante se destaca pela força, movimentação e finalização, afirmando que pode ser mais um atleta como Endrick ou Vitor Roque se formando.

“Ruan Pablo é um atacante de 2008, com 1,83m de altura, poderoso, com ótima movimentação de ambas as pernas e um mano a mano devastador. Um talento avassalador para o qual já foi desencadeada uma carreira na Europa. Os grandes clubes da Inglaterra e também da Espanha já abordaram o jogador para segui-lo”.

Ruan Pablo (Foto: Divulgação / EC Bahia)

“O atacante de Salvador, da Bahia, de 15 anos, já chama a atenção internacional. Mais um talento precoce do Brasil que os grandes da Europa acompanham”, escreveu o jornalista, no ano passado.

Outro caso de Endrick ou Vitor Roque já pode estar se formando. Um detalhe para verificar a profundidade é que uma marca como a Adidas já o tem em suas fileiras”.

Grupo City o observa de perto: pré-temporada no CT do Manchester City

Como parte do Grupo City, o Bahia tem Ruan Pablo também com observação de perto feita pela equipe de scouting do grupo, aliado ao trabalho de desenvolvimento promovido com base nos novos protocolos adotados para as divisões de base do Esquadrão.

Não por coincidência, Ruan Pablo foi um dos jovens do Bahia a integrarem o elenco profissional durante a pré-temporada realizada na estrutura do Manchester City, em janeiro. Na ocasião, o goleiro Arthur Jampa, também destaque na base, foi outro a comparecer.

Destaques da base do Bahia são convocados para Manchester
Arthur Jampa e Ruan Pablo, próximas joias da base (Fotos: Divulgação / EC Bahia – montagem: Vinícius Daniel)

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Após mais de 50 jogos pelo Bahia, como você avalia o trabalho de Rogério Ceni?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras