é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia avança em processo de estruturação da metodologia ‘padrão Grupo City’; entenda

Notícia
Divisões de Base
Publicada em 6 de março de 2025 às 15:00 por Victor de Freitas
Clube faz programa interno para atualizações do método de formação de atletas
time sub-17 do Bahia
Foto: Divulgação

Desde a chegada do Grupo City ao comando do futebol do Bahia, no fim de 2022, todo os setores que envolvem a SAF, dentro e fora dos gramados, passaram a adotar procedimentos com o padrão trazido pelo maior grupo de clubes do mundo. Nas divisões de base, não é diferente.

Um dos pilares da metodologia do Grupo City é justamente o foco na formação de atletas e na prospecção de jovens talentos ao redor dos países onde possuem equipes de scouting – como é justamente o caso do Brasil e, consequentemente, do Bahia, com as aquisições de David Martins e Zé Guilherme.

Internamente, os profissionais do clube têm passado por um longo processo de estruturação dessa metodologia focada na formação de atletas promissores e de cidadãos.

Apresentação no auditório do CT Evaristo de Macedo

Bahia promove atualizações da metodologia de formação

Em nota divulgada ao público, o Bahia revela ter iniciado o que se chama de “Programa de Formação Continuada”, de 2025, que tem como objetivo orientar profissionais do clube, nas comissões técnicas da base e profissionais dos departamentos de Desenvolvimento Humano e Saúde e Performance, acerca das atualizações sobre a metodologia da base tricolor.

Antigo gerente da base do Fluminense, Guilherme Torres, atual Gerente Técnico-Metodológico do Bahia, explicou do que se trata o programa.

Segundo ele, o ano de 2025, que é o terceiro sob o comando do Grupo City, é considerado como fundamental para a estruturação da metodologia.

“Iniciamos o Programa de Formação Continuada de 2025 em fevereiro. Foram momentos muito ricos para algumas atualizações metodológicas que realizamos, após meu período na base do Manchester City, em dezembro do ano passado. Debatemos sobre temas fundamentais para a formação dos nossos Pivetes de Aço, como filosofia de formação, modelo de jogo, ambiente de desenvolvimento, controle metodológico e currículo de formação. Todos esses aspectos estão muito bem alinhados entre o Bahia e o City Football Group, sendo a temporada de 2025 fundamental para a aplicação desses conceitos dentro e fora de campo”.

Serão realizadas reuniões com apresentações internas sobre trabalhos desenvolvidos dentro e fora do clube, com palestras de profissionais externos e de outros clubes que compõem o Grupo City.

O Bahia SAF ainda explica que:

“Metodologia Pivetes de Aço, adaptada a cada faixa etária, coloca os jogadores no centro do processo, garantindo um ambiente de desenvolvimento individualizado. Além disso, a formação dos treinadores assegura que os métodos e práticas estejam sempre atualizados e alinhados com os objetivos de crescimento dos jovens jogadores”.

bahia na seleção sub-17, ruan pablo, dell, jampa
Foto: Divulgação

Atualmente, o Bahia tem três jogadores convocados pelo Brasil para a disputa do Sul-americano sub-17, que são Arthur Jampa, Dell e Ruan Pablo (foto acima).

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.