O Bahia não conseguiu iniciar o Brasileirão Sub-20 de 2026 com o resultado esperado. Atuando longe de seus domínios, o Esquadrão foi derrotado pelo Cuiabá pelo placar de 2 a 1 neste último sábado (21).
O único gol tricolor na partida foi anotado por Caio Suassuna, centroavante que vinha atuando com Rogério Ceni em jogos do Baianão profissional e que foi liberado para assumir a camisa 9 do time sub-20.
Desde a escalação inicial, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Galbes sentiu diretamente o peso das ausências para este confronto fora de casa. Ao todo, 12 atletas que fazem parte da categoria sub-20 foram desfalques, sendo dez deles integrados ao elenco profissional de Rogério Ceni para o rodízio no estadual, além de jogadores entregues ao departamento médico e à Seleção Brasileira de base.
Leia mais: Bahia encerra 1ª fase do Baiano com triunfo por 4 a 2 em Pituaçu
Impacto das ausências no time sub-20 do Bahia
O uso de um time reserva da categoria sub-20 para suprir as lacunas deixadas pelos jogadores que ficaram em Salvador foi uma necessidade, mas que refletiu na falta de entrosamento em momentos cruciais do jogo. O volante João Lucas, recém-chegado da base do Bragantino, fez sua estreia já como titular no meio-campo do Bahia.
Apesar do esforço dos Pivetes de Aço em buscar o empate após sofrerem os gols, a derrota se confirmou no apito final.
O treinador Leonardo Galbes agora terá a semana para realizar ajustes táticos e tentar recuperar o moral do grupo. A expectativa é de que, com o fim da primeira fase do Baianão, algumas peças possam retornar ao elenco sub-20 para fortalecer o time nos próximos compromissos da principal competição de base do país.
Jogadores como Fábio, Wendel, Gerald, Fredi, Pedrinho, Sidney, Victor Hugo, Lyan e João Andrade devem incorporar o elenco sub-20 para a próxima rodada, após terem sido relacionados por Rogério Ceni.
Foco na reabilitação contra o Corinthians na quinta-feira
Sem tempo para lamentar, o sub-20 do Bahia já vira a chave para a segunda rodada da competição. O Esquadrão terá o mando de campo a seu favor no próximo desafio, que será realizado na quinta (26), às 15h, no CT Evaristo de Macedo.
O adversário será o Corinthians, que chega embalado após golear o América-MG por 4 a 0 na rodada de abertura.
Para o Tricolor, a partida é tratada como fundamental para somar os primeiros pontos na tabela e evitar que os líderes se distanciem neste início de turno único.
Escalação do Bahia sub-20
Iuri; Fernando Gabriel, Saymon, Dodô e Daniel Lima; João Lucas, Emerson e Carioca; Dyllan, Iago e Caio Suassuna.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.