O Bahia está intensificando a preparação dos Pivetes de Aço para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O torneio, que começa em janeiro, marcará o retorno do time sub-20 do Tricolor de Aço à principal vitrine da categoria, após o clube ter disputado as duas últimas edições da Copinha com uma equipe formada majoritariamente por idade inferior ao limite.
A decisão de escalar o time sub-20 nas primeiras rodadas do Baianão nos anos anteriores fazia parte da estratégia de rodagem do Esquadrão, permitindo que o elenco profissional fizesse pré-temporada completa longe de Salvador.
Nessas ocasiões, o time foi formado basicamente por atletas do sub-20, e o técnico Rogério Ceni sequer esteva no Brasil, preparava o elenco profissional em Manchester, no caso de 2024, ou em Girona, em 2025. Neste ano, a equipe alternativa perdeu uma partida e empatou outras duas no estadual.
Bahia usou elenco sub-17 na Copinha 2025
Em 2025, especialmente, todo o elenco sub-20 permaneceu no CT Evaristo de Macedo e disputou as três primeiras rodadas da Série A, enquanto o Bahia viajou com um elenco sub-17 para a Copinha; apenas cinco jogadores, de uma lista de 30, tinham idade superior a 17 anos, sendo que a maioria deles tinha 16 anos em uma competição sub-21.
Não à toa, Dell foi o principal destaque do Bahia na Copa São Paulo de 2025, com quatro gols e uma assistência em seis jogos disputados, aos 16 anos.
Leia mais: Copinha: estreia do Bahia em 2026 tem data confirmada; conheça rivais e tabela
Elenco sub-20 do Bahia se prepara para a Copinha 2026
Agora, com o calendário ligeiramente reformulado para 2026, o Bahia volta a apostar no time sub-20 para a Copa São Paulo, já que o Baianão contará com mais peças do time profissional, incluindo jogadores que estão sendo pouco usados, nomes que retornam de empréstimo e jovens que já fazem parte do elenco principal, entre eles Luiz Gustavo, Zé Guilherme, Fredi, Ruan Pablo e Dell.
Ao longo deste mês de dezembro, o time sub-20 está em preparação sob o comando de Leonardo Galbes no CT Evaristo de Macedo.
A lista dos convocados para a competição será divulgada nos próximos dias e contará com um grupo “mais rodado”, com disputa de competições nacionais de nível sub-20 em 2025, mesmo que a idade ainda seja baixa (como é o caso de Kauã Furquim, de 16 anos).
Aos 19 anos, o atacante João Andrade (antes chamado de João Coni), disputará sua terceira edição de Copinha consecutiva, sendo um dos atletas mais experientes do atual elenco júnior tricolor.
O caminho do Bahia na Copinha 2026
A estreia do Tricolor na competição será no dia 3 de janeiro, contra a Inter de Limeira. O Esquadrão está no Grupo 09, sediado em São José do Rio Preto.
Os outros confrontos da primeira fase serão:
- Dia 6 de janeiro, contra o CSA.
- Dia 9 de janeiro, contra o América-SP.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.