O meia Vitinho não entrou em campo, mas foi a novidade promovida por Rogério Ceni para a partida do Bahia contra o CRB no domingo (26). Sem Carlos De Pena, o treinador viu o jovem do time sub-20 com potencial para compor o banco de reservas em uma semifinal importante.
Sergipano, Vitinho iniciou sua trajetória no futebol atuando em clubes da sua cidade. Em Aracaju, deu os primeiros passos com a camisa do Sergipe e, depois, se transferiu para o Confiança ao ser levado por um antigo treinador.
Com a camisa da equipe azulina, disputou a Copa 2 de Julho, aos 14 anos, quando seu início de carreira no futebol, enfim, tomaria um rumo importante.
Na ocasião, ele se destacou pelo Confiança e atraiu interesse de Grêmio, Palmeiras e Bahia, conforme contou o Globo Esporte em reportagem publicada em 2022.
Chegada ao Bahia para a categoria sub-15
Há seis anos no Bahia, Vitinho conquistou todos os títulos estaduais possíveis – desde a categoria sub-15, passando pela sub-17 até o título de 2022 no Baianão sub-20, quando virou destaque.
Naquela edição de estadual, foi de Vitinho o gol na final que fez o Esquadrão levantar o troféu de campeão sub-20 no Barradão.
“O maior objetivo é se tornar jogador profissional aqui. Porque aqui é minha casa, aqui foi onde me acolheram, aqui é onde eu me sinto bem”, falou Vitinho, na mesma reportagem feita pelo ge.
Último ano na base e chegada ao profissional
O desejo de Vitinho começou a se concretizar em 2023, quando disputou suas duas primeiras partidas como profissional no Baianão – quando o time sub-20 foi acionado por Renato Paiva.
Em 2024, aos 20 anos, está em seu último ano nas divisões de base. Fez seu primeiro jogo como profissional na Copa do Nordeste, contra o Botafogo-PB, quando a equipe sub-20 foi novamente acionada, desta vez por Rogério Ceni.
Vitinho atualmente é titular absoluto do Bahia no Campeonato Brasileiro sub-20, com um gol marcado na competição.
Com seu desempenho em campo, pela equipe júnior, e nos treinamentos sob olhar de Rogério Ceni, foi relacionado pela primeira vez para um jogo profissional junto com o elenco principal tricolor.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.