é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia vai estrear no Brasileirão sub-20 com desfalques no elenco

Notícia
Divisões de Base
Publicada em 20 de fevereiro de 2026 às 13:45 por Victor de Freitas
Com 12 desfalques, equipe de Leonardo Galbes utiliza base do sub-17 para início da competição
jampa, goleiro do bahia sub-20
Aos 17 anos, Jampa deve ser o goleiro titular (Foto: Caique Higino / Divulgação)





O Bahia inicia neste fim de semana a sua trajetória no Brasileirão Sub-20, a principal competição de base organizada pela CBF no calendário nacional.

A delegação dos Pivetes de Aço embarcou nesta quinta (19) para o Mato Grosso, onde enfrentará o Cuiabá na rodada de abertura. O duelo está marcado para este sábado (21), às 15h.

Bahia sub-20 com desfalques e grupo jovem para a estreia

Para este primeiro compromisso, o técnico Leonardo Galbes precisará lidar com um cenário de muitos desfalques na categoria, em especial nomes que são titulares.

Ao todo, 12 atletas do elenco sub-20 não estarão à disposição para a viagem, o que vai obrigar a comissão técnica a integrar a utilizar o núcleo mais jovem do elenco sub-20, com nomes que recentemente saíram da categoria sub-17.

A ausência de dez desses jogadores se deve ao planejamento do time profissional. Nomes como Victor, Gerald, Sidney, Pedrinho, David Martins, João Andrade, Lyan, Caio Suassuna, Victor Hugo e Dell ficam em Salvador para jogar contra o Atlético de Alagoinhas. Eles vêm sendo relacionados para quase todos os jogos do Estadual.

Por outro lado, a equipe tem Arthur Jampa, Daniel Lima, Fernando Gabriel, Dodô, Ruan Victor, Emerson, Carioca, Dyllan e Andrew entre alguns dos relacionados.

Além deles, o atacante Ruan Pablo segue em recuperação de lesão e Kauê Furquim está a serviço da Seleção Brasileira Sub-17. Eles também fazem parte do grupo sub-20.

Leia mais: Ceni vê Bahia como ‘desastroso’ no Chile, cita erros e explica estratégia

Desafios e formato do Brasileirão Sub-20 na temporada

Mesmo com as dificuldades impostas pelas ausências, o objetivo do Esquadrão é superar os obstáculos para conquistar um triunfo imediato na estreia.

O clube busca uma classificação inédita no G-8 para a segunda fase da competição, que este ano mantém o formato de 20 clubes se enfrentando em turno único, seguido pelas fases de mata-mata.

A utilização de jogadores mais jovens, vindos diretamente do sub-17, também faz parte da estratégia de integração das categorias de base do clube, embora acelerada pela necessidade de suprir as lacunas deixadas pelos jogadores que estão com o elenco principal.

Após o confronto deste sábado (21), o time retornará para seguir a preparação visando a sequência do campeonato nacional já com o grupo sub-20 quase completo devido ao fim da primeira fase do Baianão profissional.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a forma como Cauly foi negociado?
todas as enquetes