é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Galbes projeta decisão do Bahia na Copinha e pede tranquilidade nas finalizações

Notícia
Divisões de Base, Entrevista
Publicada em 7 de janeiro de 2026 às 10:56 por Victor de Freitas
Técnico fala sobre importância de tranquilizar jogadores após jogo com chances perdidas
leonardo galbes, técnico do sub-20 do bahia
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia





O Bahia empatou em 0 a 0 com o CSA nesta última terça-feira (6) e agora concentra suas atenções na última rodada da fase de grupos para confirmar a liderança de sua chave na Copinha.

Técnico do time sub-20 tricolor, Leonardo Galbes analisou o desempenho da equipe e destacou que o nervosismo pela falta de gols acabou equilibrando o confronto de forma desnecessária.

“Foi um jogo bem típico de Copa São Paulo. Eu fico feliz, num primeiro momento, que a gente consegue ter o controle do jogo. Obviamente que sofrer, todo jogo vai sofrer, não dá para controlar o jogo 100%. Mas a gente foi responsável nos momentos que sofreu. Conseguimos, de certa forma, entender o adversário e tentar procurar a fragilidade deles, o que não é fácil, né?! É um time organizado, mais uma vez, como a grande maioria dos times da Copinha. Agora, é a tônica de qualquer jogo. É: quanto mais você perde chance, quanto mais você desperdiça momentos, mais você traz o adversário para o jogo, mais você assume uma responsabilidade, um nervosismo na condição de equipe grande de ter que fazer o resultado”.

Treinador projeta último jogo do Bahia na 1ª fase em busca pela liderança

Para o confronto decisivo que vale a classificação e a confirmação da ponta da tabela do grupo 9, Galbes acredita que o trabalho deve ser focado no aspecto mental dos atletas sub-20.

Ele afirma que é fundamental dar tranquilidade aos jovens jogadores para que possam tomar melhores decisões dentro de campo, em especial na conclusão das jogadas.

“Quando a gente fala do que fazer e do que trabalhar, é um trabalho muito mais extracampo do que dentro do campo. A gente tem dois dias para se recuperar e voltar. No primeiro jogo, nós fomos agraciados e coroados com criação de chance, finalização, gols… No segundo jogo, a gente teve criação de chance mais uma vez e não fizemos o gol. Perdemos chances claras. E são jovens, né?! Um grande momento para sentar para conversar, ver o que foi de bom, tranquilizar os caras e, ao mesmo tempo, responsabilizar eles para que a gente venha aqui no nosso último jogo, seja um pouco mais competente, um pouco mais agudo na hora de finalizar, que finalize com um pouquinho mais de clareza para conseguir converter essas chances em gol”.

“Perda” de Pedrinho para o técnico Rogério Ceni

Outro ponto citado pelo treinador foi a ausência de Pedrinho, capitão da equipe na estreia, que foi chamado para integrar o elenco profissional no início do Baianão.

Sobre a substituição e a filosofia do clube, o comandante lamentou a ausência, mas festejou o destaque que o atleta tenha tido sob seu comando para ganhar oportunidade na equipe de cima, além de elogiar Anthony como substituto no time.

“Eu acho que o Anthony fez uma boa substituição ao Pedrinho, mas cada jogador é um jogador. Nós tivemos uma notícia boa ontem nesse sentido. Independente do contexto competitivo, a gente não pode perder o propósito da equipe sub-20. Se o nosso staff da equipe principal assistiu o nosso jogo, viu o Pedrinho, viu o destaque dele, coroou ele com o momento de ida para Salvador para um Baianão, a gente fica muito feliz. Obviamente que perde, perde o capitão do time, é um cara que tem suas funções, que fez a preparação inteira da nossa equipe como titular, mas faz parte. Acho que o Anthony entrou, entrou bem, entendeu o que tinha que fazer, mas são jogadores diferentes e cada um oferece para a gente algo específico”.

O Bahia jogará novamente às 11h desta sexta-feira (9), contra o América-SP.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes