é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 09 de novembro de 2022 às 11h44

Bellintani diz que trabalho para montagem do elenco já começou

Responsabilidade do futebol será total do Grupo City: 'não decidirei mais nada sobre futebol', afirma Bellintani

Victor de Freitas

bellintani84
Fonte: Reprodução / Youtube

O tema SAF vem aquecendo o noticiário do Bahia desde o fim de 2021, com as primeiras especulações sobre o tema na ocasião geradas pela XP Investimentos.

O tempo passou e no início de 2022 passaram a circular na imprensa local e internacional as primeiras informações que davam conta das negociações do clube com o Grupo City.

Mesmo tentando não revelar o nome do parceiro, a diretoria tricolor nunca escondeu que se tratava de um dos grandes players do mercado internacional, e em setembro de 2022 a oferta do City foi oficializada.

Em entrevista à rádio Metrópole FM, o presidente Guilherme Bellintani relembrou o processo até a chegada da proposta até o início do planejamento pensando em 2023.

“Primeiro é que a gente está focado no processo da SAF, para a Assembleia Geral do dia 3 de dezembro. Passamos todo esse ano em uma bipolaridade: um trabalho intenso de campo para voltar à Série A e do outro lado um trabalho estratégico, cuidadoso, de ambiente de negócios, tomando muito cuidado para não os afastar das negociações e também para não nos entregar de qualquer jeito. Um processo delicado com o maior grupo de futebol do mundo. Conversamos diretamente com ele, não escolhemos nenhum banco advisor, quis negociar diretamente com eles. Entendemos que essa negociação deveria ser feita por quem ama o clube. Eu tinha experiência de ter vendido duas empresas minhas. Fechamos no fim de setembro o projeto de SAF do Bahia, estamos no meio desse processo”.

Planejamento do futebol para 2023

O assunto que mais atrai interesse dos torcedores, quando se fala em SAF, é sobre o time que será montado pelo Grupo City para o Bahia já em 2023.

Assim como já vem sendo dito nos últimos meses e no último domingo, Bellintani reforçou seu ponto de que não quer vender a ilusão de títulos de grande porte de uma hora para a outra.

Para 2023, o presidente afirmou que não decidirá mais nada sobre a gestão do futebol e que será de total responsabilidade do grupo árabe.

“Dia 3 haverá a aprovação, se assim o torcedor desejar, e a partir daí a responsabilidade do futebol passará a ser completamente do City Football Group. Guilherme Bellintani não decidirá mais nada sobre isso. E é uma coisa que eu coloquei como requisito para o negócio. Se estamos trazendo uma parceria como o City, é porque entendemos que eles entendem muito mais disso do que nós, com muito mais capacidade de investimentos e de escolhas sobre o futebol”.

O presidente do Esquadrão garantiu também que o trabalho para montagem do elenco, passando por estudos sobre jogadores e perfil de time, já começaram pelo Grupo City.

“É algo que será divulgado no dia 3, mas já posso dizer que já existe um trabalho intenso de montagem de elenco, de relacionamento com mercado, de procura de atletas e perfil de time”.

Projeto é para crescimento gradativo, reforça Bellintani

O dirigente tricolor, responsável pela maior parte das negociações com os representantes do conglomerado árabe dono do Manchester City, garante que o Bahia vai crescer, acima do seu patamar atual, mas de maneira gradativa, pois não é um projeto de curto prazo.

“Logicamente uma coisa importante que eu sempre digo ao torcedor é que não é porque vamos nos associar ao maior grupo de futebol do mundo que, de repente, vamos ser campeões de tudo. É um processo gradativo. Quem viu a apresentação, pode perceber isso, quem não assistiu, assista. É um projeto gradativo, que coloca o Bahia em outro patamar econômico e de ferramentas de futebol, mas não vamos iludir ninguém. Não é esse o propósito e o torcedor deve estar ciente disso para votar”.

“Se acha que o Bahia vai virar o maior clube do mundo e ganhar tudo, não vote assim porque é uma ilusão. Temos a noção exata de que é um projeto gradativo, mas que eu tenho certeza que vai colocar o Bahia em um patamar muito diferente do que estamos hoje”.

A votação para aprovação da SAF será no dia 3/12. A pré-temporada do Bahia começará no dia 12/12 para iniciar o ano de 2023 a partir de 10/01, no Baianão.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.