é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Ceni detalha estratégia de jogar sem ‘camisa 9’ e vê jogo taticamente feliz

Notícia
Entrevista
Publicada em 25 de novembro de 2023 às 00:23 por Victor de Freitas

ceni29
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia conquistou um dos seus maiores triunfos na história do Brasileirão dos pontos corridos nesta sexta-feira (24), ao massacrar o Corinthians em sua arena vencendo por 5 a 1.

Após o triunfo surpreendente, o técnico Rogério Ceni falou com a imprensa e exaltou o desempenho dos seus jogadores em campo, detalhando também a estratégia tramada para a partida.

“Para a gente é um triunfo espetacular, porque contra um grande time, onde é muito difícil se vencer, que pouca gente vem aqui e consegue vencer, pela capacidade do time e pela pressão que a torcida faz. Então é de se ressaltar isso e o quão positivo isso é para a gente”.

Na divulgação da escalação para a partida, a surpresa ficou pela escolha de Yago como substituto de Everaldo na escalação inicial, o que fez com que o trio de ataque fosse formado por Biel, Cauly e Thaciano, sem uma referência entre os zagueiros.

Rogério Ceni explicou que a ideia de jogar sem um ‘camisa 9’ se deu após os treinamentos da semana passada.

“Nós tivemos oito treinamentos, definimos a maneira de jogar com exatidão somente nessa última semana. Não tinha ainda a certeza de como jogar, analisamos bastante e resolvemos hoje arriscar sem um 9 fixo, jogar com o Cauly mais flutuando por esse setor e Biel com o Thaciano fazendo os ataques aos lados. E eu acho que fomos felizes na escolha. O tempo de treinamento é sempre bom, nem sempre você vence, mas o importante é que você jogue bem, quer dizer, jogar bem com o triunfo é mais importante, mas que você mostre alguma coisa”.

Apesar de ter montado uma estratégia para enfrentar um Corinthians montado de outra forma, Ceni comemora o fato de a ideia de jogo ter surtido efeito mesmo tendo sido surpreendido pela escalação do adversário.

“É, nós tentamos uma estratégia hoje alguns podem entender como linha de cinco. (…) O Rezende tem muita facilidade para isso então nós adaptamos um pouquinho o sistema. Eu não achei que o Corinthians jogaria com linha de três, achei que o Corinthians jogaria com a linha de quatro normal e por isso o Cauly tentou justamente flutuar. O meu objetivo era liberar o Cauly dos zagueiros, para que ele recebesse, girasse, para dar velocidade com Thaciano e Biel essa, mas me surpreendeu um pouco a maneira que eles escalaram. Não foi muito diferente que a gente estava determinado a fazer, mas para mim foi um pouco surpresa o Corinthians em casa jogar com uma linha de três, principalmente porque estavam sem dois zagueiros, né, o Caetano e o Mendes estavam fora, que poderiam fazer essa função, não esperava que o Corinthians viesse, jogando nesse sistema”.

Para o treinador do Esquadrão, o Bahia fez uma partida elogiável sob o ponto de vista tático e com vontade de conquistar os três pontos na casa do adversário.

“Mostramos um bom jogo, um jogo taticamente bem feito e com um desejo de vencer. Eu acho que esse foi o principal. Todos os jogadores podem ter erros, podem existir coisas a se consertar, mas nenhum deles deixou de fazer o melhor durante todo o tempo que esteve em campo. Acho que esse é o principal. Isso traz alegria, positivismo, esperança que a gente não volte mais (para o Z-4). Logicamente eu sei que nós estamos uma rodada à frente, com a mesma pontuação de Vasco e Cruzeiro, mas que a gente consiga atingir o nosso objetivo. Como eu falei para vocês, isso aqui vai chegar muito longe, que a gente consiga manter Bahia nessa Série A”.

Como manter a concentração para o próximo jogo

“Eu acho que não existe a possibilidade de tirar a concentração de ninguém, mas eu acho que a gente tem que valorizar muito esse tipo de jogo. O resultado expressivo não é normal, não é usual acontecer do Corinthians perder de uma maneira como foi hoje, ser vencido de uma maneira como foi hoje. Agora amanhã, nós viajamos de madrugada, amanhã sendo o dia chegamos descansamos no sábado e domingo mesmo, nós começamos a preparação contra o outro grande time que é o São Paulo, que nós vamos enfrentar na fonte nova, precisando, sabendo que nós precisamos, primeiro do apoio do torcedor”.

A próxima partida do Bahia será contra o São Paulo, na quarta-feira (29), em Salvador.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Após mais de 50 jogos pelo Bahia, como você avalia o trabalho de Rogério Ceni?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras