é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Ceni detalha estratégia de jogar sem ‘camisa 9’ e vê jogo taticamente feliz

Notícia
Entrevista
Publicada em 25 de novembro de 2023 às 00:23 por Victor de Freitas

ceni29
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia conquistou um dos seus maiores triunfos na história do Brasileirão dos pontos corridos nesta sexta-feira (24), ao massacrar o Corinthians em sua arena vencendo por 5 a 1.

Após o triunfo surpreendente, o técnico Rogério Ceni falou com a imprensa e exaltou o desempenho dos seus jogadores em campo, detalhando também a estratégia tramada para a partida.

“Para a gente é um triunfo espetacular, porque contra um grande time, onde é muito difícil se vencer, que pouca gente vem aqui e consegue vencer, pela capacidade do time e pela pressão que a torcida faz. Então é de se ressaltar isso e o quão positivo isso é para a gente”.

Na divulgação da escalação para a partida, a surpresa ficou pela escolha de Yago como substituto de Everaldo na escalação inicial, o que fez com que o trio de ataque fosse formado por Biel, Cauly e Thaciano, sem uma referência entre os zagueiros.

Rogério Ceni explicou que a ideia de jogar sem um ‘camisa 9’ se deu após os treinamentos da semana passada.

“Nós tivemos oito treinamentos, definimos a maneira de jogar com exatidão somente nessa última semana. Não tinha ainda a certeza de como jogar, analisamos bastante e resolvemos hoje arriscar sem um 9 fixo, jogar com o Cauly mais flutuando por esse setor e Biel com o Thaciano fazendo os ataques aos lados. E eu acho que fomos felizes na escolha. O tempo de treinamento é sempre bom, nem sempre você vence, mas o importante é que você jogue bem, quer dizer, jogar bem com o triunfo é mais importante, mas que você mostre alguma coisa”.

Apesar de ter montado uma estratégia para enfrentar um Corinthians montado de outra forma, Ceni comemora o fato de a ideia de jogo ter surtido efeito mesmo tendo sido surpreendido pela escalação do adversário.

“É, nós tentamos uma estratégia hoje alguns podem entender como linha de cinco. (…) O Rezende tem muita facilidade para isso então nós adaptamos um pouquinho o sistema. Eu não achei que o Corinthians jogaria com linha de três, achei que o Corinthians jogaria com a linha de quatro normal e por isso o Cauly tentou justamente flutuar. O meu objetivo era liberar o Cauly dos zagueiros, para que ele recebesse, girasse, para dar velocidade com Thaciano e Biel essa, mas me surpreendeu um pouco a maneira que eles escalaram. Não foi muito diferente que a gente estava determinado a fazer, mas para mim foi um pouco surpresa o Corinthians em casa jogar com uma linha de três, principalmente porque estavam sem dois zagueiros, né, o Caetano e o Mendes estavam fora, que poderiam fazer essa função, não esperava que o Corinthians viesse, jogando nesse sistema”.

Para o treinador do Esquadrão, o Bahia fez uma partida elogiável sob o ponto de vista tático e com vontade de conquistar os três pontos na casa do adversário.

“Mostramos um bom jogo, um jogo taticamente bem feito e com um desejo de vencer. Eu acho que esse foi o principal. Todos os jogadores podem ter erros, podem existir coisas a se consertar, mas nenhum deles deixou de fazer o melhor durante todo o tempo que esteve em campo. Acho que esse é o principal. Isso traz alegria, positivismo, esperança que a gente não volte mais (para o Z-4). Logicamente eu sei que nós estamos uma rodada à frente, com a mesma pontuação de Vasco e Cruzeiro, mas que a gente consiga atingir o nosso objetivo. Como eu falei para vocês, isso aqui vai chegar muito longe, que a gente consiga manter Bahia nessa Série A”.

Como manter a concentração para o próximo jogo

“Eu acho que não existe a possibilidade de tirar a concentração de ninguém, mas eu acho que a gente tem que valorizar muito esse tipo de jogo. O resultado expressivo não é normal, não é usual acontecer do Corinthians perder de uma maneira como foi hoje, ser vencido de uma maneira como foi hoje. Agora amanhã, nós viajamos de madrugada, amanhã sendo o dia chegamos descansamos no sábado e domingo mesmo, nós começamos a preparação contra o outro grande time que é o São Paulo, que nós vamos enfrentar na fonte nova, precisando, sabendo que nós precisamos, primeiro do apoio do torcedor”.

A próxima partida do Bahia será contra o São Paulo, na quarta-feira (29), em Salvador.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você acredita que o Bahia ainda conseguirá vaga na Libertadores?
todas as enquetes