é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Ceni explica motivo de ainda não estrear zagueiro que custou R$ 32 milhões

Notícia
Brasileiro, Entrevista
Publicada em 7 de novembro de 2025 às 11:30 por Victor de Freitas
Luiz Gustavo segue sem estrear e Ceni prioriza Rezende
luiz gustavo, reforço do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





Mesmo sem três dos principais zagueiros do elenco, o reforço trazido do Vasco por R$ 32 milhões, Luiz Gustavo, ainda passa longe de estrear com a camisa do Bahia, mesmo com o alto investimento feito por sua contratação.

Contra o Atlético-MG, Ramos Mingo e Gabriel Xavier, que seria seu substituto, estavam fora. Kanu ganhou a chance de voltar a jogar, mas acabou sendo expulso no início do segundo tempo. A chance, então, foi dada a Rezende, volante improvisado que está na frente de Luiz Gustavo na lista de prioridades do treinador tricolor para a posição de zagueiro.

Ceni fala sobre motivo de Luiz Gustavo ainda não ter estreado pelo Bahia

Ceni detalhou, em entrevista coletiva após perder para o Atlético, o porquê de outros atletas estarem à frente do zagueiro na hierarquia da posição, em especial citando o próprio Rezende, que é priorizado mesmo sem ter a posição como a sua principal característica.

Para o técnico tricolor, ainda pesa mais a confiança que ele tem na experiência de jogo de Rezende pelo Bahia.

Rezende jogou mais tempo comigo, conhece mais nosso sistema de jogo. Luiz Gustavo é um garoto de 19 anos, precisa se adaptar mais. Rezende jogou jogos importantes, fez essa função contra o Flamengo, que ganhamos com 12 desfalques”.

Ceni já havia falado sobre Luiz Gustavo no começo do mês

Após a partida contra o Flamengo, vencida utilizando David Duarte e Rezende na zaga, Ceni também foi perguntado sobre a situação de Luiz Gustavo no elenco e, naquela ocasião, explicou que ainda projeta a evolução do defensor ex-Vasco.

“Em matéria de construção, Rezende e Mingo são os melhores pela esquerda. E David Duarte é o melhor custo-benefício do Bahia nos últimos anos. O Luiz Gustavo veio como uma contratação de jogador jovem, como é o perfil do grupo. Eu não tenho muito conhecimento do Luiz jogando, acho que ele pode evoluir, crescer“.

Ceni deixou claro que o foco agora é a evolução do zagueiro, especialmente no entendimento de jogo. O Campeonato Baiano de 2026 foi sinalizado como o período ideal para que Luiz Gustavo ganhe mais minutos:

“Vamos trabalhar para que ele tenha nível de entendimento de jogo. Se não der para ser esse ano, o Campeonato Baiano está aí para isso”.

Apesar de ainda não ter estreado na Série A, Luiz Gustavo está apto a jogar e tem como característica ser um zagueiro construtor, que gosta de sair jogando, segundo ele próprio em sua entrevista coletiva de apresentação.

Leia Mais: Como joga Luiz Gustavo? Novo zagueiro do Bahia explica suas características

Ceni já utilizou zagueiro mais jovem como titular no Brasileirão

O zagueiro Fredi, proveniente do time sub-20 do Bahia, já acumula dez partidas oficiais com o Bahia em 2025, incluindo seis delas sob o comando do técnico Rogério Ceni.

Uma das ocasiões em que o defensor atuou foi justamente contra o Cruzeiro, no Mineirão, quando ainda tinha 18 anos.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes