é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia dobrou número de profissionais na base desde 2023: ‘crescimento planejado’

Notícia
Divisões de Base, Entrevista
Publicada em 23 de junho de 2025 às 09:15 por Victor de Freitas
Dirigente relata crescimento planejado do número de profissionais na base
marcelo teixeira, diretor da base do bahia
Foto: Reprodução / Youtube

Marcelo Teixeira é o Diretor da base do Bahia desde a chegada do Grupo City ao clube e relatou o crescimento do clube neste sentido, citando também a criação do Bahia Vision, que é um projeto de longo prazo para formação de talentos.

Para ter sucesso nas divisões de base, o Bahia SAF rapidamente entendeu a necessidade de promover uma transformação no setor, a começar pelo aumento no número de profissionais e criação de novos cargos para a profissionalização total do trabalho.

Quando chegamos aqui, havia 70 pessoas trabalhando na base. Hoje temos 150. É muito pouco tempo, em pouco mais de dois anos, você dobrou o número de pessoas”, afirma Marcelo Teixeira.

“É igual você pensar em uma empresa. Crescemos muito de lá pra cá, e nesse período inicial, a construção do Bahia Vision passou por uma fase de diagnóstico, identificação, planejamento, isso é algo que vem sendo construído e que ainda não terminamos”, acrescenta.

Teixeira destaca que todo o crescimento da base do Bahia, desde o número de profissionais aos projetos de longo prazo, é fruto de planejamento.

“A gente vem em um crescimento gradativo, que foi pensado e planejado. Não foi do dia para a noite que saímos de 0 para 100.”, revelou.

Marcelo Teixeira faz comparação entre trabalho no Fluminense e no Bahia

Ex-Fluminense, onde passou um longo período da sua carreira, Marcelo Teixeira faz uma comparação sobre o começo de trabalho como gestor da base da equipe carioca e na direção da base do Bahia.

“Lembro que no Fluminense depois de quatro ou cinco anos conseguimos seguir na direção que desejávamos. Aqui, no nosso caso, foi algo construído junto ao Grupo City. O Grupo tem um head de metodologia em Manchester, e a gente demorou a identificar aqui no Brasil uma pessoa que conseguisse trazer para liderar essa área”.

Assim como Marcelo Teixeira – e outros profissionais –, a coordenação metodológica da base é de responsabilidade de um ex-profissional do Fluminense, contratado para reforçar a base do Esquadrão.

“Contratamos o Guilherme (Torres, ex-Fluminense) há mais ou menos um ano, que é o líder de metodologia da base do Bahia. A marca Pivetes de Aço estará completamente entrelaçada com o DNA dos jogadores da Bahia. O atleta daqui tem que ter alegria, representar o que o estado é. Alegria, suor, dedicação e batalha”.

Dentre os profissionais contratados para cargos importantes dentro da base, sete deles vieram de Xerém, onde é a sede da base do Fluminense – referência do próprio Grupo City no que diz respeito à formação de atletas no Brasil.

  • Marcelo Teixeira: Diretor-executivo
  • Guilherme Torres: Gerente Técnico-Metodológico
  • Edgard Maba: Gerente de Operações
  • Pedro Andrade: Coordenador de captações
  • João Milanez: Técnico do time Sub-15
  • Pedro Miranda: Coordenador de Análise de Desempenho
  • Nathan de Lima: Assessor de imprensa

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.