é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 16 de julho de 2021 às 19h41

Dado avalia semana de treinos e faz mistério sobre time titular

Técnico comenta sobre saída de Thaciano, desfalques por suspensão e preparação para jogo de domingo

Victor de Freitas

dado48
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Thaciano deu adeus ao Bahia, Daniel foi suspenso pelo STJD e Jonas levou o terceiro cartão amarelo. Com desfalques, Dado Cavalcanti está tendo trabalho para definir o meio-campo que jogará como titular diante do Flamengo, neste domingo (18).

Os desfalques acontecem justamente na primeira semana livre para treinos no CT Evaristo de Macedo. Em entrevista coletiva, o treinador tricolor afirmou ver o período de atividades como satisfatório para trabalhar questões táticas, técnicas e aprimorar a parte física do time.

"Detalhadamente, nos reunimos antes da reapresentação e enumeramos as prioridades em relação a conceito, a necessidades. Alguns, víamos claramente que precisavam de evolução, e alguns reforços que precisavam continuar evoluindo de algumas ideias que estavam desenvolvidas, mas precisávamos dar um passo à frente. Passado isso, analisamos as deficiências com a preparação física, porque tinha muito tempo que não tinha uma semana aberta, e casamos essas duas condições em treinamentos específicos para cada setor. Trabalhamos muito mais aspectos defensivos, buscamos soluções sistêmicas, ou seja, aquelas que envolvem a coletividade".

Dado também afirma ter tido a parte coletiva como foco das atividades, além de testes na equipe titular para definir os substitutos.

"Focamos mais no coletivo, no conjunto. Fiz alguns testes, algumas observações. Acredito que tivemos uma semana proveitosa. Lógico que o resultado do jogo é que vai definir. Mas entendo que a semana foi proveitosa. Espero que consigamos dar uma resposta de tantas trocas que teremos que fazer domingo".

Além dos meio-campistas, o lateral-direito Nino Paraíba é desfalque, mas será substituído por Renan Guedes.

Mistério sobre substitutos

Dado foi questionado sobre quais jogadores seriam os prováveis substitutos para os lugares vagos na equipe titular, mas manteve o mistério.

"Eu não gosto de fugir da pergunta, mas não vou entregar a escalação. Deixo aberto todas as possibilidades. Essas prerrogativas poderão acontecer. Já temos um desenho, um esboço. Espero que nada de novo aconteça para escalarmos a melhor formação possível".

Busca por evolução

"Eu entendo que (o nível) é bom, mas tem margem para evolução. Precisamos manter a pegada, manter a classificação que temos hoje. Precisamos evoluir e temos consciência disso".

Perda de Thaciano em definitivo e Daniel por suspensão

"Existe diferença. Entendo que a troca de um atleta por um jogo é uma modificação aguda, provisória. Eu perdi o jogador por um ou dois jogos, então eu busco uma solução provisória. A perda de um atleta em definitivo é uma condição mais crônica. As vezes, a reposição de um atleta envolve adaptação, ajustes e, quase sempre, envolve modificações sistêmicas. Mudas as vezes até o desenho, a forma de a equipe jogar. Essas são as grandes diferenças em relação às adaptações".

Testou Oscar Ruiz no meio-campo?

"Utilizei bem a semana, fizemos algumas variações, fizemos mudança de desenho e complementando a pergunta sobre a posição do Oscar em outra posição: não. Não foi testado. Aproveitamos a semana para fazer alguns reforços, não só nele, mas em alguns outros atletas".

Críticas ao STJD

"É absurdo. É fora de qualquer precedente um visitante ser punido com perda de mando de campo. É coisa que nunca aconteceu na vida. Para surpresa de todo mundo, o Bahia conseguiu ser punido sendo visitante. Ainda mais argumentação que foi dada, de invasão de campo. Não houve invasão de campo de ninguém. A entrada de Nino se deu pelo portão de entrada, que todos estavam credenciados e estávamos entrando em campo para receber a medalha de campeão. É absurdo o Bahia ter perdido um mando de campo. Nem quero entrar no juízo da questão de punições individuais dos atletas".

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.