é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 27 de novembro de 2020 às 13h41

Dado garante foco na base para montar novo elenco de transição

‘A formação da equipe de transição passa pela base’, afirma o técnico e coordenador de futebol

Victor de Freitas

2020-04-01-17-08_capadadocavalcanti21
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O planejamento para o Time de Transição de 2021 já foi iniciado. Nesta semana, o clube acertou a contratação do atacante Ronaldo e o retorno de Gustavo pensando no Campeonato Baiano do próximo ano.

Além dos dois novos contratados, o Bahia permanece atento ao mercado em busca de oportunidades de atletas jovens, mas sem espaço em outros clubes, que poderiam inicialmente reforçar a equipe sub-23 no próximo ano.

Mas, a montagem do Time de Transição do próximo ano vai passar principalmente pelas divisões de base.

Novo coordenador de futebol do clube, e técnico do sub-23, Dado Cavalcanti garantiu que está fazendo avaliações profundas sobre cada jogador das categorias sub-17 e sub-20 do Bahia. A expectativa é de que muitos deles façam parte do elenco de transição.

“Existe um estreitamento entre as categorias sub-20 e sub-17, com passagem alta de jogadores. Vivemos um cenário totalmente diferente do que tínhamos na minha chegada. A formação da equipe de transição passa pela avaliação dos jogadores que compõem o time sub-20 e o sub-17. Uma equipe repaginada, com cenário diferente. Teremos que construir uma equipe competitiva para disputar o Campeonato Baiano e que traga retorno desportivo, colocando o máximo de jogadores no elenco profissional”, explicou o treinador.

Dado reafirma que o foco principal é voltado para a observação de jogadores que estão atuando na equipe sub-20 e que podem formar um elenco forte para o Baianão.

“Não temos uma equipe pronta. No ano passado, antes do estadual, estive à frente da equipe no Brasileiro de Aspirantes, fomos semifinalistas. Aquele Brasileiro me deu a oportunidade de enxergar os atletas que poderiam jogar. Agora é começo do zero. Não temos equipe de transição ainda. Investimos tempo para observar jogadores, eu e Pedro Gama, meu auxiliar. Estamos estudando o que é cada jogador, vendo jogos inteiros, para ser assertivo em cada contratação. Queremos adquirir ativos e contratar reforços, que o clube investe um pouco mais de dinheiro. A gente está buscando atletas que temos dúvidas que podem jogar na equipe de Mano Menezes. A minha função é de observar jogadores mais a fundo no sub-20, que será nosso norte. Vamos absorver mais jogadores, será nosso ponto de partida, já que não temos uma equipe pronta”, acrescentou.

Início de trabalho na volta ao Bahia

Além de técnico do sub-23, Dado Cavalcanti chega ao Bahia com a função de coordenar o futebol do Bahia, trabalhando próximo das comissões técnicas e auxiliando na passagem de atletas entre categorias.

“Posso dizer que o período de readaptação já se encerrou. Meu primeiro objetivo foi entender como funcionava o clube. Tinha um delay de quatro meses, muita coisa acontece nesse período, precisava entender como as coisas estavam acontecendo dentro do clube, mais especificamente nas categorias de base. Minha função, além de comandar a equipe de transição, é se responsável por todas as transições do clube. Estou dentro desse processo. Precisei entender e conhecer as pessoas que estavam à frente de cada categoria. Minha função de treinador me dá maior proximidade com as comissões técnicas. A primeira parte do trabalho foi a diagnose. A segunda parte, que estou vivendo nesse momento, é de algumas intervenções pontuais, situações que já estão acontecendo, determinações internas, padronizar mais as categorias para que a transição seja mais simples. Ao invés de barreiras entre categorias, teremos pontes”, finalizou o treinador.

Com o calendário apertado entre fim da temporada de 2020 e o início das competições de 2021, no fim de fevereiro, a expectativa é de que o Time de Transição atue em mais jogos do que neste ano.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras