Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Neste sábado (07), o time de transição do Bahia vai entrar em campo para enfrentar o Doce Mel, na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada do Campeonato Baiano.
Em rodada dupla na Fonte Nova, a equipe de transição tricolor pode encaminhar sua classificação para a semifinal com um triunfo. Buscando seguir isolado na liderança do Estadual, o técnico Dado Cavalcanti prefere apostar em uma escalação mais ofensiva do que a que foi vista no clássico.
Com os desfalques de Ramon e Cristiano, vistos por Dado como meias de criação, a disputa entre Edson e Yuri passa a ser por apenas um lugar como volante.
“Não é que eu tenha um problema, é que a influência da troca modificou uma das características principais de nossa equipe. Ganhei em outras coisas. Ganhei em consistência defensiva, na experiência de Yuri, nosso meio ficou mais robusto, mas perdi a chegada à frente e os mecanismos de saída de pressão. Ainda não tenho Cristiano disponível. Continuo com os mesmos problemas. Sem o Ramon e sem o Cristiano. Já adianto que não vou começar com o Edson e com o Yuri. É uma condição e jogo, talvez para o decorrer da partida. Essa formação pode se repetir lá na frente, mas não é pretensão minha iniciar nesse sábado com os dois volantes. Minha ideia é começar com um. Não vou adiantar porque ainda tenho um treinamento para fazer. Não é mistério nem nada, cautela mesmo. Mas adianto que pretendo fazer uma troca, buscar uma solução com atletas mais de frente e buscar o equilíbrio necessário para que a equipe não fique tão frágil defensivamente”.
Com Edson e Yuri disputando a posição de volante, a tendência é de que Caio Mello atue ao lado de Arthur Rezende na armação de jogadas no meio-campo, em função semelhante a de Ramon. Mas, caso queira rodar o elenco e mudar a forma de jogar, Fessin e Vinícius Garcia são outras opções.
Dado Cavalcanti também falou sobre a motivação do elenco pela oportunidade de atuar em rodada dupla na Arena Fonte Nova.
“No início da semana, pelo mérito do resultado, dei a folga da segunda. Na reapresentação na terça, tratamos semana de trabalho, dificuldades que vamos enfrentar pelo adversário. O que mais solicitei foi atenção e concentração na semana de trabalho. Quando soubemos da notícia (da rodada dupla), a gente já via nos atletas aquele sorriso largo. Não vai haver divisão de forças. A gente sabe que alguns torcedores não têm condição financeira de assistir dois jogos. Vai todo mundo para dois jogos no mesmo momento. Os jogadores sentiram essa condição bacana de ter um apelo popular maior. Alguns jogadores terão a primeira experiência de casa cheia. Esse nível de especulação traz motivação”.
O técnico também falou sobre dar rodagem a jogadores que estão no banco de reservas durante a primeira fase do Baiano e afirmou que não acontecerá manutenção da base do elenco de 2019 para o Brasileiro de Aspirantes de 2020.
“A rotatividade vai vir ao natural. Não pretendo forçar. A sequência de jogos já aconteceu no começo e não vai mais acontecer. Essas trocas vão acontecer naturalmente. Não pretendo desfigurar a equipe por opção minha, pura e simplesmente trocar cinco, seis atletas. A condição vai acontecer por suspensão, que não tivemos ainda, lesões, que estão atrapalhando um pouco, e, lá na frente, um ou outro controle. São essas condições que penso. Sobre o Brasileiro de Aspirantes, é um projeto completamente diferente. No nosso calendário anual, nosso ano começou em abril de 2019 e vai terminar em abril de 2020. Fechando o estadual é que vamos fazer uma avaliação completa e refazer esse planejamento para mais um ano. O Brasileiro de Aspirantes é o início de nosso projeto para o estadual 2021. Não vai existir base mantida. Sinceramente acho burrice. Não podemos manter um grupo de transição por muito tempo. Transição já fala, é passagem. Entender os jogadores que vão fornecer a resposta desportiva para a equipe principal, entender atletas que podem trazer retorno financeiro e aqueles que infelizmente ficaram pelo caminho para abrir espaço para outros jogadores”.
O time de transição tricolor vai enfrentar o Doce Mel, neste sábado, às 19h.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.