Português de 52 anos, Renato Paiva foi contratado pelo Bahia com um vínculo de duas temporadas. O treinador foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (12) com a presença do presidente Guilherme Bellintani e do novo diretor de futebol Carlos Santoro.
Presidente do Esporte Clube Bahia, Bellintani foi quem abriu a entrevista coletiva enaltecendo o histórico de trabalho do treinador português, famoso por uma passagem de quase duas décadas na base do Benfica, além de já ter tido experiências na América do Sul e na América do Norte recentemente.
“Renato vem de um trabalho de 18 anos no Benfica, que é um dos grandes clubes europeus não só com resultados, mas de formação de atletas. É uma escola positivamente absurda para a nossa realidade. Se ele tivesse vindo direto do Benfica para cá, já seria uma grande contribuição. Mas entre Benfica e Bahia, ele teve duas experiências que consideramos muito positivas e determinantes, que foi no Equador e no México, com características e culturas muito diferentes, e que tenho certeza que serão determinantes para o trabalho no Bahia, após conhecer escolas e estruturas muito diferentes”, disse Bellintani.
Já o novo diretor de futebol Carlos Santoro, também conhecido como “Cadu”, enalteceu o estilo de jogo do técnico português como mais uma razão para sua escolha por parte de Bahia e City.
Santoro ressaltou que Renato Paiva possui um estilo de trabalho que se adequa ao que é pensado pelo City Football Group como filosofia dentro e fora das quatro linhas.
“Nós entendemos e fizemos um projeto em conjunto entre Bahia e City Group analisando muitos treinadores do mercado. Gostaríamos, primeiro, respeitar a cultura e a história do Bahia, mas também de passar por um processo de implementação de como o CFG entende como característica de jogar, atraente, agressiva e ofensiva, que tem uma fase importante no processo importante de escolha e amadurecimento de jogadores, mas também no processo de competição e performance. Como o Guilherme disse, a história do Renato diz isso”.
O Manchester City atualmente tem Ederson, Ruben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva como jogadores que passaram pelas mãos de Renato Paiva em divisões de base do Benfica.
“Foram 18 anos trabalhando em um clube que temos alguns atletas no City Football Group que passaram por algumas categorias com o professor Renato. Mas também nos últimos dois anos onde ele disputou competições importantes, a gente entendeu que essas duas fases do processo são importantes. Primeiro, agradecer ao professor Renato e à comissão técnica, e que juntos possamos fazer uma boa temporada”, acrescentou Cadu Santoro.
Paiva chega ao Bahia com Nuno Presume e Ricardo Dionísio como auxiliares; Antonio Bores como preparador físico; Rui Tavares como treinador de goleiros e David Oliveira como analista de desempenho.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.