é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Dirigente do Bahia, Vitor Ferraz vê 2025 como “sucesso esportivo” para o clube

Notícia
Entrevista
Publicada em 18 de dezembro de 2025 às 17:30 por Victor de Freitas
Diretor no Bahia SAF fez sua avaliação sobre a temporada
vitor ferraz, dirigente do bahia
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia





Um dos profissionais mais longevos do Bahia, Vitor Ferraz atua dentro do clube desde a gestão Marcelo Sant’Ana, foi vice-presidente nos dois mandatos de Guilherme Bellintani e desde 2023 é o Diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia SAF.

Presente no lançamento do Baianão 2026, o dirigente fez um balanço sobre o desempenho do clube na temporada de 2025 e classificou o ano como um “sucesso esportivo”, destacando a evolução do projeto liderado pelo Grupo City e a consolidação do Tricolor de Aço entre os protagonistas do cenário nacional.

Para Ferraz, os resultados alcançados dentro de campo refletem a maturidade dos processos internos no terceiro ano de projeto. O Esquadrão encerrou o ano com o bicampeonato do Baianão e o título da Copa do Nordeste, além de ter garantido a classificação para a Libertadores pela segunda temporada consecutiva, feito inédito na história recente do clube.

“Acho que 2025 foi um ano de sucesso esportivo para o Esporte Clube Bahia. Depois de mais de 20 anos voltamos a conquistar dois títulos na mesma temporada. Também conseguimos a classificação para a Copa Libertadores pelo segundo ano consecutivo, uma marca que há muito tempo o clube não alcançava, e a gente vem numa escalada de sucesso ano a ano. É um projeto consistente, que sabe o que quer e que vai construindo com bases sólidas para que a gente consiga buscar cada vez mais conquistas e alcançar outro patamar no futebol brasileiro”, disse Ferraz, ao Bahia Notícias.

Leia mais: Saiba onde assistir ao sorteio do adversário do Bahia na Pré-Libertadores

A consolidação do Bahia SAF e 2026 mais desafiador

Vitor Ferraz também mencionou o desafio de gerir o calendário mais extenso do país, com o Tricolor de Aço sendo a equipe brasileira que mais vezes entrou em campo no ano, totalizando 80 jogos.

“No que diz respeito a calendário e quantidade de jogos, é muito peculiar. O Bahia fez 80 partidas na temporada 2025. É um número assustador que traz diversos desafios em aspectos mais técnicos: preparação físcia e fisiologia. Os profissionais que temos hoje dentro do clube, tem a expertise necessária, contextualizadas com o futebol brasileiro, para transmitir para os demais profissionais do grupo essas circunstâncias para encontrar a melhor forma de trabalhar em todos os aspectos técnicos de preparação. Então, sem dúvidas, o futebol brasileiro é desafiador para quem não está acostumado”.

O diretor também fez sua projeção sobre a temporada que está por vir, com Brasileirão disputado a partir de janeiro e com mais uma edição de Libertadores no calendário tricolor. Para ele, o sucesso esportivo dos últimos dois anos serve como base de planejamento para um ano mais desafiador.

“A temporada 2026, sem dúvidas, vai ser extremamente desafiadora devido às circunstâncias do calendário que a gente compreende como uma mudança positiva, mas que faz com que nós tenhamos que analisar de uma forma diferente do que estávamos acostumados. Agora com a disputa do Campeonato Baiano em paralelo com o Campeonato Brasileiro, além da Copa Libertadores que também terá suas fases iniciais junto ao Brasileirão, coisa que não acontecia. Então, isso tudo traz desafios novos e o clube analisa qual a melhor forma para nós enfrentarmos essas novas circunstâncias sabendo das nossas responsabilidades em todas as competições que disputamos”, disse.

Com o olhar voltado para o futuro, o Bahia estreará em 2026 com a primeira rodada do Baianão no dia 10 ou 11 de janeiro, contra o Jequié, na Arena Fonte Nova. A estreia na Série A acontecerá em 28 ou 29 de janeiro, fora de casa, diante do Corinthians.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem foi o melhor jogador do Bahia na temporada 2025?
todas as enquetes