A suspensão do zagueiro Ramos Mingo e a lesão de David Duarte abrem espaço para o retorno de uma parceria conhecida no sistema defensivo do Bahia. Gabriel Xavier e Kanu formarão a dupla de zaga titular no duelo decisivo contra o Juventude, reeditando um entrosamento que foi um dos pilares da campanha na Série A em 2024.
Em entrevista coletiva, Gabriel celebrou a afinidade com o companheiro de defesa e ressaltou que, apesar do longo tempo sem atuarem juntos com frequência, o conhecimento mútuo facilita a adaptação dentro de campo.
Pelo fato de ambos terem sofrido com lesões ao longo de 2025, tendo perdido uma parcela significativa dos jogos da equipe devido a questões físicas, o zagueiro destaca também a importância de cada um trabalhar mais durante os treinos.
“Eu e Kanu temos uma afinidade muito boa dentro e fora de campo. A gente sabe como foi bom o ano passado. Esse ano aconteceram lesões, situações, merecimento de jogadores que foram titulares ao longo do ano, mas, com certeza, a gente procura trabalhar bastante”, afirmou o defensor, demonstrando confiança na retomada da parceria para o confronto em Caxias do Sul.
Leia mais: Bahia tem tabu para quebrar contra o Juventude no sul do país
Retrospecto positivo e reencontro com Kanu após oito meses
Na atual temporada de 2025, Kanu e Gabriel Xavier atuaram juntos em apenas oito oportunidades, um número baixo se comparado ao ano anterior quando jogaram o Brasileirão quase completo como titulares.
A última vez que iniciaram uma partida juntos fazendo a dupla de zaga foi há oito meses, até que Kanu sofreu uma lesão que o deixou de fora por cinco meses.
Em 2024, o cenário foi de protagonismo absoluto. Os defensores estiveram lado a lado em 37 jogos, sendo fundamentais para o retorno do clube à Libertadores.
Na temporada passada, a dupla acumulou um retrospecto positivo de 19 triunfos, cinco empates e 13 derrotas, resultando em um aproveitamento de 56% dos pontos disputados.
A aposta de Rogério Ceni é que a volta da dupla ofereça a segurança necessária para o time voltar do Sul com um resultado positivo.
Retorno à titularidade em reta decisiva para o Bahia
Gabriel Xavier também falou sobre a oportunidade de voltar a defender a camisa tricolor em um momento decisivo para o clube após uma temporada que foi marcada por lesões.
“Olha, é uma honra, né? A gente sabe que é muito difícil realmente ficar fora. Tive algumas lesões que atrapalharam o processo ao longo desse ano, um ano que foi bem menos jogado do que o ano passado. É muito difícil, mas ao mesmo tempo é gratificante estar hoje tendo a oportunidade de ser titular novamente numa reta final, num momento muito importante, que é de poder levar o clube direto (para a Libertadores)”.
Para o defensor, os jogadores devem entender a responsabilidade e a importância de colocar o Bahia na fase de grupos da Libertadores.
“E eu acredito que nós jogadores estamos no clube principalmente para marcar a história, para deixar o nosso legado aqui dentro. E com certeza ter a oportunidade de jogar esse jogo contra o Juventude, de poder estar mais perto de levar o clube direto para a Libertadores e deixar o nome marcado, é uma honra, é uma oportunidade muito boa.”
Juventude e Bahia se enfrentarão na sexta-feira (28), às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 36ª rodada do Brasileirão.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.