Confirmado e apresentado como novo treinador do Bahia, Guto Ferreira chega ao Fazendão com a missão de recuperar o bom futebol tricolor. Para isso, o técnico garante estar satisfeito com o elenco para utilizar táticas preferidas.
“Acho que existe um elenco competitivo. A maioria dos jogadores daqui com que trabalhei foram vencedores nos clubes que trabalhamos juntos. Aqueles que a gente conhece, tem um ou outro que não conheço, mas conheço em grande número. Existe um grupo competitivo. As carências que a gente detectar, tem uma condição já passada pela direção de onde e que existe condições de buscar. Não adianta só trazer nome, só joga no time do dicionário. Tem que trazer qualidade e pontual para não ter um grupo inchado”, disse o técnico, em entrevista coletiva.
Sobre suas preferências táticas, Guto disse preferir escalações que privilegiem a força no meio-campo, atuando com cinco jogadores centrais e jogadores rápidos nas pontas.
Tenho utilizado dois sistemas nos últimos clubes que passei. Eles têm algumas características de mudança nomeio campo, em tempo de posicionamento, e criação. O 4-1-4-1 e o 4-2-3-1. Tenho usado mais isso. Para se usar esses sistemas, temos que ter bons jogadores de beirada, incisivos. Volantes fortes na marcação e com poder de criação. Dentro disso, não é mais importante o sistema. Importante é que aquilo que você consegue adotar, que transforme a equipe em competitiva, conquiste resultados e, principalmente, que a equipe tenha sempre o controle da partida.
Para seu primeiro jogo no Bahia, Guto não poderá contar com importantes jogadores de meio e ataque, como Juninho, Luisinho, Régis e Edigar Junio, além dos laterais Tinga e Moisés.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.