é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Guto avalia triunfo por 1 a 0 e diz que time está em evolução

Notícia
Entrevista
Publicada em 26 de janeiro de 2022 às 22:37 por Victor de Freitas

guto14
Fonte: Reprodução / Sócio Digital

Na terceira rodada do Campeonato Baiano, o Esquadrão, enfim, venceu. Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia, com Guto Ferreira no comando, saiu de campo com um triunfo por 1 a 0 diante do Doce Mel.

O Bahia foi a campo pela primeira vez com sua equipe principal e com um banco de reservas também formado por jogadores que fazem parte do elenco que jogará as competições de 2022.

Um fato que levantou curiosidade foi a presença de apenas oito jogadores no banco de reservas, quando o regulamento permite até 12 suplentes. Segundo Guto, trata-se de uma estratégia já pensando na Série B.

“A situação de Série B, o que é fornecido em termos de CBF são 20 passagens de jogadores. Então, vamos nos acostumados em formar banco com nove jogadores. Será o habitual. Em jogos dentro de casa, vamos tentar ter 23. Mas nesse momento, se trouxéssemos três a mais, ficaríamos sem ninguém para treinar. Temos Rodallega, Mugni, Bahia, Maranhão. Então, um menino viria só para compor número. Optamos por deixar essa situação e esse sentimento de estar no banco para as próximas partidas”.

O placar magro rendeu desconfiança por parte de torcedores, que entendem que a equipe deveria ter feito mais gols. Para o técnico Guto Ferreira, a partida teve peculiaridades que precisam ser levantadas em consideração na análise do resultado final.

“A gente pode direcionar a desculpa para “n” direções, mas não estou querendo colocar nada como desculpa, estou querendo mostrar que existem processos: situação de remontagem de equipe, situação de pré-temporada, situação de jogar contra uma equipe bem organizada defensivamente, que trocou de treinador e que organizou sua equipe para defender quase o tempo todo, abdicando do ataque. Se tivéssemos tido a felicidade de colocar para dentro, pelo menos três bolas que o goleiro fez, aliás a defesa que ele fez no chute de Marco Antônio, foi digna de elogios. Tudo isso soma para que o resultado tenha sido magro”, falou o treinador.

Esquema tático e mudanças no 2º tempo

Ao longo da segunda etapa, Guto Ferreira promoveu mudanças no time e na forma de jogar, atuando com praticamente quatro atacantes – incluindo Luiz Henrique, que entrou na ponta esquerda.

“É uma possibilidade em termos de desenho, como surgirão outros desenhos também em cima de utilização. No final de jogo, já utilizamos outra formação, outro desenho tático. Tiramos o Daniel, trouxemos o Raí para dentro. Ronaldo não jogou aberto, jogou de segundo atacante junto com Cirino. Teve o Luiz Henrique pela esquerda; o Raí fazia o meio e às vezes abrindo (para a direita). Segurando o Patrick e soltando o Borel totalmente”.

“É mais um desenho em cima de características de jogadores. A equipe tem muito a evoluir. Está ainda em uma condição bem inicial, tem jogadores para entrar que podem acrescentar bastante. Vamos trabalhar. Qualquer coisa que eu fale a mais do que isso, há porquê”.

Time em evolução

“Temos que evoluir muito, está longe do que queremos, mas se colocar que para muitos desses jogadores foi a estreia no ano, o modelo de jogo foi uma estreia, também tem essa situação mental. Eu acho que o triunfo foi importante, foi um passo dado nesse momento para que possamos, aos poucos, nos organizar e buscar mais triunfos”.

Disputa entre Ronaldo e Marcelo Ryan pela posição no ataque

“Eu venho revezando os dois. O Ronaldo não vinha jogando antes porque teve Covid, ficou quase 10 dias parado. O Ronaldo nesse processo e o Ryan estava jogando. No jogo de sábado, o Ronaldo começou no primeiro grupo e o Ryan entrou no final, foi muito bem, e optamos por começar com ele hoje. Em termos táticos, faltou algumas coisas que já conversamos. É normal com um menino que está começando. Temos uma visão com bastante atenção para ele, porque é um jogador que tem qualidade para trazer alegrias ao torcedor. E o Ronaldo também. Vamos revezando um e outro. Daqui a pouco, o Rodallega vai estar apto para começar, com possibilidade de fazer o que já fizemos, trazer Ronaldo para o lado. Cirino hoje entrou como centroavante, já começou a fazer algumas jogadas interessantes”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes